Hematoma na cabeça de Lula “não existe mais”; presidente retorna a Brasília

O cardiologista Roberto Kalil, médico particular de Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o hematoma na cabeça do presidente “não existe mais” e ele deve retornar a Brasília ainda nesta quinta-feira (19).

O presidente se recupera na sua residência, em São Paulo, da cirurgia de trepanação para drenar uma hemorragia intracraniana e depois uma embolização da artéria meníngea, ambos procedimentos feitos no Hospital Sírio-Libanês.

As intervenções foram feitas em decorrência de uma queda que Lula sofreu no banheiro do Palácio do Alvorada, em outubro passado.

Leia mais: De volta à ativa, Lula se reúne com ministros e faz indicações para agências

O diagnóstico mais recente, segundo Kalil, tem como base o novo exame de tomografia realizado nesta quinta-feira pelo presidente.

“O hematoma não existe mais. O exame é um controle tomográfico após uma cirurgia deste porte”, disse o médico aos jornalistas.

Kalil informou que o presidente será acompanhado pela médica Ana Helena Germoglio em Brasília, onde vai repetir exames de imagens daqui a dez dias na unidade do Sírio-Libanês na capital.

“O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle”, explicou Kalil.

O médico reforçou que Lula pode despachar normalmente no Palácio do Planalto, mas terá que evitar por algumas semanas as atividades físicas.

“Obviamente ele vai ter as atividades normais, porque a parte de cognição está perfeita, pode trabalhar. Basicamente, [a restrição] é exercício físico”, reforçou o médico.

O post Hematoma na cabeça de Lula “não existe mais”; presidente retorna a Brasília apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.