Ancelotti busca feito inédito na história das copas do mundo: nunca uma seleção venceu com técnico estrangeiro

Novo técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti tentará um feito inédito nunca conquistado até hoje: uma Copa do Mundo com uma seleção comandada por estrangeiro. Desde 1930, nas 22 edições dos mundiais, o treinador campeão sempre teve a mesma nacionalidade da seleção que comandava, de acordo com levantamento da empresa de inteligência esportiva Oddspedia.

LEIA TAMBÉM

Sem Neymar, Ancelotti faz sua primeira convocação para a Seleção; veja

Ancelotti chega ao Brasil e convoca seleção nesta segunda-feira; veja pré-lista

O último técnico campeão foi o argentino Lionel Scaloni, que levou a Argentina de Lionel Messi ao título do Mundial de 2022, no Catar. O torneio contou com nove estrangeiros comandando seleções: o espanhol Félix Sánchez (Catar), o argentino Gustavo Alfaro (Equador), o português Carlos Queiroz (Irã), o francês Hervé Renard (Arábia Saudita), o argentino Gerardo Martino (México), o colombiano Luis Fernando Suárez (Costa Rica), o espanhol Roberto Martínez (Bélgica), o inglês John Herdman (Canadá) e o português Paulo Bento (Coreia do Sul).

Já o Brasil teve os seguintes comandantes em seus cinco títulos: Luiz Felipe Scolari (2002), Carlos Alberto Parreira (1994), Zagallo (1970), Aymoré Moreira (1962) e Vicente Feola (1958) – veja tabela abaixo. Apenas dois treinadores alcançaram uma final de Copa do Mundo por uma seleção de um país diferente de onde nasceu: o inglês George Raynor, que levou a Suécia à decisão de 1958 e acabou derrotado justamente para o Brasil, e o austríaco Ernst Happel, que comandou a Holanda na final da Copa de 1978, quando perdeu o título para a Argentina.

Tabela de campeões do mundo | Foto: reprodução/Oddspedia

O post Ancelotti busca feito inédito na história das copas do mundo: nunca uma seleção venceu com técnico estrangeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.