Corredor de ônibus vai ligar o Terminal de Laranjeiras ao novo viaduto de Carapina

Trecho da BR-101, em Carapina, deverá passar por mudanças para melhorar a fluidez do trânsito na Serra

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Leone Iglesias/ A Tribuna

Além dos corredores exclusivos ligando Cariacica a Vila Velha, o governo do Estado também estuda as próximas etapas para o projeto que prioriza o transporte coletivo na Grande Vitória.Entre os trechos, um novo corredor deve ligar o Terminal de Laranjeiras até o novo viaduto de Carapina, na Serra, passando pela avenida Eudes Scherrer de Souza e pela BR-101.O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que há previsão de que o trecho da BR-101 seja municipalizado na região de Carapina, o que estava previsto com a inauguração do novo Contorno do Mestre Álvaro.“Junto com a Prefeitura da Serra, temos conversado sobre soluções para a região e implantação dos corredores. Ainda não há prazo, já que agora estamos voltados para iniciar as obras do primeiro trecho entre Cariacica e Vila Velha. Mas pode ser esse o próximo”, explicou.Damasceno reforçou que já existe um projeto antigo para a região, que incluía a mudança do Terminal de Carapina para as margens da BR-101. “Esse projeto será atualizado, já que decidimos ampliar o Terminal de Carapina, mantendo a localização dele no mesmo local”.Como o trecho é grande, o secretário explicou que a implantação de corredores desde a avenida Eudes Scherrer de Souza, seguindo pela BR-101 até o novo viaduto de Carapina, deve ser feita em três etapas.Todos os projetos de implantação dos corredores exclusivos estão incluídos no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades.O estudo ainda inclui outros projetos voltados para mobilidade na região metropolitana, como o Sistema Aquaviário, a implantação de teleféricos em Vila Velha e Vitória, além de monotrilho e até VLT (Veículo leve sobre trilhos).“Apesar de tudo estar sendo estudado, o nosso foco e do próprio BNDES é a consolidação do nosso transporte público. A quantidade de passageiros, o tipo de avenidas e a nossa geografia favorecem muito os investimentos nas faixas e corredores exclusivos para ônibus”, disse o secretário.Ele explicou ainda que, em Vitória, avenidas como a Reta da Penha, Dante Michelini e avenida Vitória, por exemplo, favorecem a implantação de faixas exclusivas, em que os pontos de embarque e desembarque continuam na direita das vias.Trechos em estudo de corredores de ônibusSerraUm dos pontos que o governo do Estado deve estudar é a implantação dos corredores exclusivos para ônibus do Terminal de Laranjeiras, passando pela avenida Eudes Scherrer de Souza até chegar à BR-101 – que deve ser municipalizada na região.Na BR-101, o corredor seguiria até o novo viaduto de Carapina, pela parte central da via, assim como está previsto na avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha.O projeto deve contemplar ainda melhoria no pavimento e ciclovia.VitóriaComo parte dos projetos em estudo, em Vitória, avenidas podem ganhar faixas exclusivas para ônibus.Diferentemente dos corredores previstos para a avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, e para a BR-101, na Serra, as faixas para ônibus ficam à direita das pistas, com os pontos de ônibus também à direita,Entre as avenidas que podem ter faixas exclusivas estão a avenida Fernando Ferrari, Reta da Penha, Avenida Vitória, Dante Michelini, Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras.Nesse caso, a implantação ainda não tem previsão de sair do papel, mas faz parte de estudos realizados pelo BNDES.

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