A proposta de instalação de um terminal de combustíveis em Salgueiro, Sertão de Pernambuco, foi tema de reunião nesta terça-feira (30) entre representantes do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O encontro marcou a entrega de um estudo técnico que reforça a viabilidade econômica da extensão da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape. A iniciativa busca reestruturar a logística de distribuição de combustíveis no interior nordestino e impulsionar a competitividade regional.
O estudo aponta gargalos logísticos graves: em um raio de 250 km de Salgueiro, há apenas duas bases de combustíveis — em Juazeiro (BA) e no Crato (CE) — para atender 280 municípios de oito estados. A região representa 10% do consumo de combustíveis do Nordeste, mas enfrenta preços mais altos devido à precariedade da distribuição. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro do combustível chega a custar R$ 0,50 a mais em cidades como Petrolina e Araripina, em comparação ao Recife.
Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o estudo entregue pelo Sindipetro fortalece a articulação regional em torno da retomada da Transnordestina. “É a obra logística mais importante do Nordeste, e essa convergência entre setores é fundamental”, afirmou. A proposta prevê a criação de um terminal em Salgueiro interligado à ferrovia, aproveitando um consumo mensal médio de 150 mil m³ de combustíveis já existente. De acordo com o Sindipetro, isso tornaria o projeto financeiramente viável e reduziria o custo final para o consumidor.
A reunião contou com a presença de técnicos da Sudene e de representantes do Sindipetro, incluindo os diretores Diego Liberalino e Rogério Soares, que destacaram o crescimento recente na demanda por combustíveis na região: as vendas de diesel e gasolina aumentaram 4,9% e 3,1%, respectivamente, nos últimos meses. O cenário, segundo o estudo, reforça a urgência em investir em infraestrutura de distribuição no interior do Nordeste.