Um apagão de energia elétrica atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal, hoje. Aeroportos e estações de trem nos dois países foram afetados pelo apagão. As empresas de transporte relatam atrasos e operações limitadas. As informações são do portal G1.
As telecomunicações também sofreram interrupções. Há problemas generalizados para chamadas de voz. O serviço de mensagens WhatsApp opera em velocidade reduzida. Caixas eletrônicos e sistemas de pagamentos ficaram indisponíveis. Há registros de engarrafamentos em grandes centros urbanos como Madri, por falhas em semáforos.
Leia mais
Às 12h30 do horário de Brasília, cinco horas após o apagão, a operadora da rede elétrica espanhola informou que o fornecimento de energia havia sido regularizado “em áreas da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia”.
A operadora da rede elétrica de Portugal, a REN, diz que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola relacionada a um fenômeno atmosférico raro. A empresa prevê que a normalização da rede possa levar até uma semana.
Já o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restabelecida no país dentro das “próximas horas”. Ainda segundo o político, não há indicação de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético. A falta de luz começou por volta das 12h do horário local – 7h de Brasília.
Leia menos