Quando instado a falar se vai mesmo para a Secretaria do Entorno do Distrito Federal, apensa ao governo de Goiás, o ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, sempre desconversa.
Principal líder político de Val, pois foi eleito e reeleito prefeito e fez o sucessor, Pábio Mossoró diz que, mais importante do que cargo, é apoiar o projeto principal do grupo político ao qual pertence.
“Eu integro o grupo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, e do vice-governador Daniel Vilela, do MDB. Então, a rigor, tenho dois projetos básicos. Vou trabalhar, aliás já estou trabalhando, pelas candidaturas de Ronaldo Caiado a presidente da República e de Daniel Vilela a governador”, assinala Pábio Mossoró (que, por sinal, nasceu em Brasília, e não em Mossoró, no Ro Grande do Norte, de onde é sua família).
“Por onde passo, tanto em Goiás quanto no Distrito Federal, e até em viagem recente pelo Nordeste, sempre defendo a candidatura de Ronaldo Caiado a presidente. Por quê? Porque é o melhor governador do Brasil. Pergunte aos habitantes do Entorno de Brasília, não apenas aos eleitores, a respeito do gestor estadual. Todos vão dizer que estão satisfeitos com o que ele faz na segurança pública, deixando a região mais segura, na educação, na saúde e no social. O trabalho de Gracinha Caiado na formatação de uma rede de proteção social, em todo o Estado, é extraordinário; ela é minha candidata a senadora”, enfatiza o ex-prefeito.
“Levo também a mensagem de que Daniel Vilela é o candidato ideal ao governo de Goiás para garantir a modernização continuada tanto da economia quanto dos novos métodos de se fazer política”, postula Pábio Mossoró.
Mas, afinal, Pábio Mossoró vai ou não para a Secretaria do Entorno? Dois políticos chegaram a resistir ao seu nome: o deputado Wilde Cambão, do PSD, e o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, do PL. O parlamentar disse ao Jornal Opção, recentemente, que não oferece qualquer resistência ao nome do ex-prefeito. Mangão teria refluído, depois de uma conversa com Daniel Vilela, que visitou sua casa, quando o prefeito estava doente.
Nascida em Manaus, mas radicada em Brasília, Maria Caroline Fleury de Lima, a Carol, anunciou que está deixando a Secretaria do Entorno do DF.
Então, especula-se que Pábio Mossoró assumirá a secretaria, em maio, com apoio do deputado federal Célio Silveira, da deputada estadual Zeli Fritsche e de todos os prefeitos. “Pábio é político e, com ele na secretaria, se terá um gestor experimentado e um operador político de primeira linha, o que será muito importante para Daniel Vilela em 2026”, diz um emedebista.
Daniel Vilela assumirá o governo daqui a 11 meses e a disputa eleitoral de 2026 se dará daqui a um ano e cinco meses. Por isso é preciso reforçar agora — já — o exército político do Entorno de Brasília. Esta pode ser uma das missões de Pábio Mossoró, ao lado dos demais prefeitos da base governista. (E.F.B.)
O post Pábio Mossoró deve assumir Secretaria do Entorno em maio apareceu primeiro em Jornal Opção.