Batalhão de Terminal completa sete anos com redução de crimes e botão do pânico para emergências

Instalado na frota dos ônibus do transporte coletivo de Goiânia desde 2014, o botão do pânico tem auxiliado o batalhão de terminais da Polícia Militar de Goiás a capturar foragidos da Justiça, recuperar veículos roubados e prender criminosos. O dispositivo pode ser acionado pelos motoristas do transporte coletivo ao avistarem ou serem avisados de alguma atitude suspeita dentro dos terminais ou dos veículos.

Ao ser acionada, uma das viaturas do Batalhão de Terminais da Polícia Militar do Estado de Goiás (BPM Terminal) rastreia e aborda o veículo. “O Batalhão de terminal é responsável por atuar nos 13 terminais e nas 50 estações de embarque e desembarque. Para que esse trabalho funcione, a gente tem essa parceria com a RedMob, onde está centralizado esse botão, e nós temos a central de videomonitoramento e nossa inteligência acompanhando junto”, explica o comandante do BPM Terminal, tenente-coronel Tarley.

Além dos motoristas do transporte coletivo, a Redmob conta com cerca de 300 funcionários que mantém, diariamente, o contato direto com os policiais militares por meio de aplicativos de mensagens. Através das mensagens, os funcionários alertam os policiais sobre comportamentos suspeitos ou ocorrência dentro dos terminais, o que facilita um tempo de reposta mais rápido por parte dos agentes.

Segundo o comandante do Batalhão Terminal, os botões ficam dentro dos ônibus, enquanto os funcionários funcionam como uma comunicação em tempo real com os agentes. “Eles não precisam ligar 190, eles postam no grupo com todos os policiais de serviço naquele dia e as viaturas se deslocam para atender o chamado”, relata.

Tarley compara que antes da criação do batalhão, em 2018, eram registrados por mais quase 3 mil furtos, enquanto no mês de março deste ano apenas um roubo foi registrado pelo batalhão. “Antigamente havia muito dano ao terminal, ameaças, lesão corporal e importunação sexual também. Nos últimos meses, fizemos um flagrante por mês. Tivemos redução de mais de 60% dos roubos”, comenta.

O Diretor de Transportes da RedeMob, Cézanne Siqueira, diz que a parceria entre a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), através da RedMob Consórcio, e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, inclui a alocação de profissionais da RedMob que atuam em prol da segurança do serviço de transporte. “Toda frota da RMTC possui botão de pânico que, assim que acionado pelo motorista, rastreia a viatura de Polícia mais próxima e o veículo é abordado”, diz.

Comemoração aos sete anos do Batalhão

O Batalhão de Terminais da Polícia Militar do Estado de Goiás (BPM Terminal) completa sete anos nesta semana com a redução de 93% dos casos de roubo e eliminação total das ocorrências de ameaças e danos nos terminais entre março de 2024 e março de 2025.

Os dados de março mostram que a equipe registrou 154 termos circunstanciais de ocorrências relacionados à apreensão de armas brancas, entorpecentes e outros objetos ilícitos. Os agentes realizaram 20 prisões em flagrante por crimes como roubo, furto, tráfico de drogas e receptação. Ao menos 13 foragidos da Justiça foram recapturados, quatro veículos furtados foram recuperados.

Para o comandante do BPM Terminal, tenente-coronel Tarley, os resultados demonstram a importância da presença especializada da PM nos terminais. “Esses resultados refletem o compromisso da Polícia Militar em garantir segurança aos milhares de usuários que passam diariamente pelos terminais de Goiânia. O Batalhão de Terminal é uma força preparada para agir com agilidade e proximidade da população. Seguiremos firmes, com presença ostensiva e ações integradas, garantindo que o transporte público seja um ambiente seguro para todos”, afirma o comandante.

Em comemoração aos sete anos do batalhão, a corporação expõe os equipamentos utilizados pelas unidades da PM, BOPE, CHOQUE, ROTAM, Canil e GIRO no Terminal Isidória. Os itens ficam em exibição até às 15h desta terça-feira, 15.

Leia também:

UFG lança centro de excelência em saúde com investimento de R$ 14,6 milhões para fortalecer o SUS

Urgência da PL da anistia é protocolada na Câmara com 262 assinaturas; veja goianos que assinaram

O post Batalhão de Terminal completa sete anos com redução de crimes e botão do pânico para emergências apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.