PF investiga prefeito de Sorocaba por suposto esquema de corrupção na área da saúde; veja vídeo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 10, uma operação de combate a um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo contratos na área da saúde em Sorocaba (SP), a 95 quilômetros da capital paulista. Um dos principais alvos da ação é o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), figura conhecida nas redes sociais como o “prefeito tiktoker”.

A operação ocorre simultaneamente em 12 cidades, com o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão, sendo 27 em municípios paulistas, como São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, Osasco, Votorantim, entre outros, e um em Vitória da Conquista, na Bahia. Não há mandados de prisão expedidos até o momento.

Entre os locais vistoriados estão a sede da Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria Municipal da Saúde, a residência de Manga e o diretório municipal do Republicanos. A Polícia Federal informou que os bens e valores apreendidos até o momento podem alcançar a cifra de R$ 20 milhões.

As investigações, iniciadas em 2022, apontam fraudes na contratação de uma organização social para prestação de serviços de saúde no município. Segundo a PF, o grupo investigado também é suspeito de lavagem de dinheiro por meio de transações imobiliárias, pagamento de boletos e movimentação de grandes quantias em espécie.

Os envolvidos na operação podem responder por ao menos seis crimes: corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação.

Rodrigo Manga, de 45 anos, foi reeleito prefeito de Sorocaba em 2024 com ampla vantagem, obtendo 73,75% dos votos no primeiro turno, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Sua gestão é alinhada à direita, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Operação da PF apura fraudes na saúde em Sorocaba e identifica veículos de luxo em imóvel | Foto: Polícia Federal

Com cerca de 3 milhões de seguidores no TikTok, Manga ganhou notoriedade pela comunicação descontraída nas redes sociais. Na última semana, anunciou por meio de um vídeo sua intenção de disputar a Presidência da República, sinalizando uma mudança de planos — antes, era apontado como possível candidato ao governo paulista em 2026, caso Tarcísio optasse por concorrer ao Palácio do Planalto.

Segundo ele, o convite para a candidatura nacional partiu do PRTB, partido que ganhou visibilidade com a campanha de Pablo Marçal à prefeitura paulistana. O presidente da legenda, Leonardo Avalanche, é alvo de investigações por supostas ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Até o momento, a equipe do prefeito Rodrigo Manga não se manifestou sobre a operação. O espaço segue aberto para atualizações.

Leia mais Jornalista Léo Dias está internado sob os cuidados da médica goiana Ludhmila Hajjar;

O post PF investiga prefeito de Sorocaba por suposto esquema de corrupção na área da saúde; veja vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.