Eleições na Alemanha irão definir novo chanceler

O domingo (23) é marcado pela eleição do novo Parlamento alemão, que definirá quem será o novo primeiro-ministro da maior potência europeia. As urnas foram abertas às 8 horas no horário local (4 horas em Brasília) com fechamento às 18 horas (14 horas de Brasília). Ao término já começa a apuração com o resultado oficial esperado para a manhã de segunda-feira (24). O sistema de votação também conta com votos pelo correio.

A eleição acontece em meio ao avanço da extrema-direita que se aproveita da recessão dos últimos dois anos (- 0,3% em 2023 e – 0,2% em 2024 do PIB) para emplacar seu discurso contra imigração.

Leia mais: TikTok impulsiona esquerda, que pode surpreender nas eleições na Alemanha

As pesquisas indicam o favoritismo do partido conservador da União Democrata Cristã (CDU), liderado por Friedrich Merz, que pode ser alçado a chanceler a depender da coalizão formada. O CDU é o partido da ex-chanceler Angela Merkel.

Já o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), do atual chanceler, Olaf Scholz, aparece em retração com a perda de cadeiras no Bundestag, o Parlamento alemão.

Apesar de a eleição aparentar favorecer o CDU, os partidos de esquerda devem crescer: o A Esquerda (Die Linke) e o Aliança Sahra Wagenknecht – Razão e Justiça (BSW), este último em ascensão e com uma posição anti-imigração que se aproxima da direita no tema.

A maior preocupação neste pleito é o avanço da Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita que, segundo as pesquisas, pode ter a segunda maior bancada e pleitear alçar Alice Weidel como chanceler.

Em fevereiro, protestos contra a extrema direita reuniram milhares de pessoas. Em Munique um ato contabilizou 15% da população da Baviera, 500 mil pessoas, contra a resiliência da CDU e AfD. O avanço desses partidos, assim como sua aproximação, ainda mobilizou 300 mil pessoas em Berlim no início do mês.

*Com informações de agências

O post Eleições na Alemanha irão definir novo chanceler apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.