Chuvas no Nordeste expõem falta de lonas em PE e resposta rápida no Recife

As chuvas da semana passada atingiram não apenas Pernambuco, mas diversos outros estados no litoral nordestino como Alagoas e Paraíba.

O fenômeno que ocasionou o estrago foi um Vórtice Ciclone de Ar Superior, que fica há aproximadamente 12 km de altura e sempre aparece entre os meses de dezembro e março.

Esse fenômeno ocorre quase todos os anos e a sua força depende de onde estejam as bordas do ciclone, que este ano ficou exatamente em cima do litoral nordestino.

Leia mais

Falta de lonas

Um prefeito do interior do estado, aliado à governadora Raquel Lyra, cuja cidade foi bastante afetada pelas chuvas, foi à Casa Civil para tentar obter emergencialmente lonas para as encostas. “O Governo do Estado não tem sequer um rolo de lona de plástico para fornecer às prefeituras, emergencialmente”, falou o prefeito que pediu para não ter seu nome identificado.

Licitação tem

Todos os anos o Governo do Estado de Pernambuco tem renovado uma ata de registro de preços para a contratação de até 1000 rolos de lona plástica. Os meios estão aí, faltam as atitudes. Só no atual governo essa licitação foi renovada por duas vezes.

Abrigos prontos em 24 horas

No Recife, o prefeito João Campos se anteviu aos estragos da chuva e entregou imediatamente sete abrigos para 500 pessoas, que já haviam sido projetados e implantados. E com mais 24 horas, mais três abrigos totalizando dez. Os abrigos contam com, além de camas e materiais e higiene e limpeza, alimentação e acompanhamento da assistência social.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.