Sete Saias, de Edmar Monteiro Filho, é um romance importante e deve ser lido e comentado

Ricardo Ramos Filho

Acabo de ler o romance “Sete Saias”, publicado em 2024 pela Urutau, de autoria do excelente Edmar Monteiro Filho. Lembram dele? Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2012, com a obra “Fita Azul”, um dos melhores textos que tive oportunidade de ler.

Pois bem, pouca gente percebeu ou falou a respeito de “Sete Saias”. Injustiças acontecem em nosso mundo literário.

Conhecemos melhor no Brasil as aventuras de faroeste, pistoleiros como Billy the Kid, ou Wyatt Earp, do que o percurso de nossos cangaceiros, gente como Lampião, Maria Bonita, Corisco, Quinta-feira, Mergulhão, Elétrico.

Há, parece, certa preguiça em se analisar o contexto em que surgiram as personagens que povoaram o imaginário do povo nordestino, foram assunto da literatura de cordel, de peças teatrais, filmes, músicas e artes plásticas. Nosso cada vez mais forte complexo de vira-lata impede que demos valor à complexidade representada por tais bandidos ou heróis, nem mesmo conseguimos definir direito o que foram.

Edmar Monteiro é escritor e crítico literário | Foto: Facebook

No romance de Edmar Monteiro, nos vemos mergulhados no mundo do chefe salteador Mariano, Marianita, paixão dele, e outros viventes do cangaço como Zepelim, Perfume, Pai Véio, Uricana e Criança. Seriam eles justiceiros ou apenas malfeitores? Valeria uma boa discussão. Para muitos, como o “Matador de cangaceiros”, Zé Rufino, apenas bestas-feras que necessitavam ter suas cabeças arrancadas e exibidas em pedaços de pau.

Arthur Pinto Lima, o 1º suplente de delegado de Polícia, tenta fazer seu trabalho, conduzir inquéritos, ouvir depoimentos mentirosos, sonsos, inúteis, quando por acaso algum bandoleiro é preso, cai nas mãos de um macaco, e não é executado. E assim, entre ação e registros de época, se desenrola a história. Um livro importante, que merece e deveria ser lido e comentado.

Ricardo Ramos Filho é crítico literário. O texto foi divulgado no Facebook e o Jornal Opção o publica com autorização do autor.

O post Sete Saias, de Edmar Monteiro Filho, é um romance importante e deve ser lido e comentado apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.