Todo dia é dia de história, mas alguns dias são especiais

A escritora e minha cunhada Dani de Brito e seu esposo Fábio Fernandes me incentivaram a publicar um livro com os textos sobre a História que eu posto no Instagram. Fiquei matutando a ideia. Quando o Iuri Godinho e o Ademir Luiz anunciaram o projeto das Edições Consorciadas no ano passado, não pensei duas vezes em participar e colocar em prática a ideia que a Dani e o Fábio plantaram na minha cabeça. Primeiramente eu pensei em fazer um diário de História, cada dia com um texto que falasse sobre acontecimentos históricos. Mas eu fui percebendo que o livro ficaria enorme, então decidi selecionar alguns textos. Foi assim que nasceu o livro “Alguns dias”. Como não foi possível todos os dias do ano escrever sobre História, vamos escrever sobre alguns dias.

Os textos que compõem o livro falam sobre História de alguns dias tanto meus como de outras pessoas e foram publicados na minha conta pessoal no Instagram, no Goiás tem História e na coluna “Periscópio” aqui no Jornal Opção. É o meu segundo livro. Foi lançado pelas Edições Consorciadas em novembro passado, uma ideia da lenda/mito da cultura Geraldo Coelho Vaz, no começo dos anos 1990. Esse projeto abre espaço para que autores consagrados ou começando a trilha literária publiquem seus livros. Trinta anos depois, Iuri e Ademir, duas pessoas que eu admiro muito, relançaram esse projeto. A escritora Lêda Selma é a madrinha do projeto e teve um livro publicado. Nunca me esqueço dela, em 1998, dando uma palestra no Agostiniano sobre seu livro “Pois é, filho”. Eu estudava na 1ª Série do Ensino Médio e estava na plateia. Hoje estamos no mesmo projeto literário.

É uma alegria ver um livro que a gente escreveu prontinho, em mãos. Cada página escrita conta um pouco do que somos e abrimos as portas para que o leitor adentre no universo por nós construído. Em “Alguns Dias”, eternizo os posts e os textos que precisariam descer muitas vezes a barra de rolagem do Instagram ou procurar nas páginas do Jornal Opção.

  • Leia também: Mané Garrincha e a balada n° 7 de Moacyr Franco

O post Todo dia é dia de história, mas alguns dias são especiais apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.