Prefeitura de Goiânia busca parceria com Estado para zerar número de pessoas em situação de rua

O prefeito Sandro Mabel (UB) planeja ações para a recuperação de pessoas em situação de rua e também para os dependentes químicos. Em reunião no Paço Municipal nesta terça-feira, 21, ele recebeu a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, para discutir o problema social. O seu objetivo é zerar o número de pessoas em situação de vulnerabilidade na rua.

“Queremos que, se possível, não haja mais ninguém morando na rua”, declarou Mabel, após a reunião que contou com presença da vice-prefeita Coronel Cláudia (Avante) e vários integrantes do secretariado. “Vamos colocar essas pessoas em casas de acolhimento, em comunidades terapêuticas, incentivar o retorno à sua própria casa, quando possível. O trabalho será forte nesse sentido”, acrescentou.

Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal da Mulher, Direitos Humanos e Assistência Social já está elaborando um plano para combater o problema. “A nossa secretaria, Eerizania (Freitas), está construindo um plano em cima disso. Vamos trabalhar de forma mais ‘ousada’ que a dona Gracinha”, disse Mabel, em alusão aos trabalhos da primeira-dama no programa Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Como dito por Mabel, o objetivo é buscar parceria com o Governo de Goiás, principalmente para resolver os problemas dos dependentes químicos. A ideia é tratar cada caso de forma individual, com parcerias com comunidades terapêuticas.

Programa sociais

No início do ano, o Jornal Opção trouxe a informação que uma das prioridades de Eerizania é atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) na capital. A questão voltou a ser citada por Mabel durante a coletiva. “Há uma deficiência de cerca de 40 a 50 mil cartões que ainda precisam ser emitidos. Vamos correr atrás disso, e o Governo de Goiás está incentivando parcerias para intensificar o processo”, pontuou.

Ao Jornal Opção, Eerizania também contou na primeira semana do ano que a pasta estava em processo de realizar um “diagnóstico social” sobre as pessoas em vulnerabilidade no município. Ela acredita que necessário identifica cada um dos grupos de vulneráveis e deseja aprimorar estruturas como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

“Precisamos estruturar a rede de acompanhamento dessas pessoas, criando um Centro Pop em condições dignas para receber todos em situação de rua. Hoje o local sequer comporta essas pessoas porque é um lugar sem acessibilidade, e, por isso, as pessoas ficam na calçada. O primeiro passo é oferecer uma sede digna para receber essas pessoas e, também, implementar um programa de reintegração ao núcleo familiar”, afirmou a secretária.

Com a identificação da origem da pessoa em situação de rua, o plano de Eerizania é garantir que ela seja reintegrada socialmente, retornando ao núcleo familiar no município, outras cidades e até estados de outras regiões.

“Ou seja, ao identificar o estado de origem, vamos garantir que a pessoa seja reintegrada socialmente, retornando ao núcleo familiar. Por exemplo, se for do Pará, vamos entrar em contato com a rede de apoio, comprar a passagem e encaminhar a pessoa de volta para sua família”, explicou Eerizania.

Parceiras

Além de atualizar o CadÚnico para ampliar a rede de apoio do Goiás Social, Gracinha também pretende expandir os trabalhos sociais na capital. Ela mencionou, por exemplo, os planos para entregar uma unidade do Restaurante do Bem na Região Noroeste, além de iniciativas com a própria OVG, da qual é presidente de honra.

“Essa parceria vai aumentar, sem dúvida nenhuma, nos mutirões e no Goiás Social, com a parceria da Eerizania. Vamos aumentar esses benefícios aqui com um trabalho em conjunto, pela primeira vez estamos conseguindo trabalhar em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Tenho certeza de que Goiânia vai sair na frente”, comentou a primeira-dama.

Leia também:

Em mutirão na região Norte, Mabel pede que a população denuncie descarte irregular de lixo

Mabel anuncia atendimento infantil em todas as unidades de urgência de Goiânia

O post Prefeitura de Goiânia busca parceria com Estado para zerar número de pessoas em situação de rua apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.