Um tornado atingiu um veleiro de luxo que navegava na costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira, 19, fazendo com que a embarcação naufragasse. Uma pessoa morreu e outras sete estão desaparecidas, segundo a Guarda Costeira italiana. A ocorrência de tornados no Mediterrâneo é tida como rara por especialistas.
O bilionário Mike Lynch, empresário do ramo da tecnologia, é um dos desaparecidos. No total, vinte e duas pessoas estavam a bordo no momento da tempestade. Os turistas eram do Reino Unido, EUA e Canadá.
A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicilia, quando foi atingida por pela tormenta, segundo a Guarda Costeira.
Por causa do horário, a maior dos passageiros estava dormindo quando o tornado atingiu a embarcação. Alguns deles conseguiram pular para fora do veleiro. Quinze foram resgatados, incluindo uma criança de um ano.
Por conta do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo, segundo a imprensa italiana com base em relatos de sobreviventes.
Fenômeno raro
Tornados no mar Mediterrâneo são raros. Nos últimos dias, porém, tempestades e chuvas pesadas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra.
Segundo as equipes de resgate, o barco, batizado de Bayesian, foi encontrado a uma profundidade de 49 metros. Promotores na cidade de Termini Imerese, vizinha a Palermo, abriram uma investigação para apurar as causas do naufrágio. A embarcação foi construída em 2008 pela fabricante Perini.
O post Mike Lynch, “magnata da tecnologia” britânico, está entre os desaparecidos em naufrágio na Itália apareceu primeiro em Market Insider.