Os quarenta anos da eleição que acabou com a ditatura

Ao ver o plenário da Câmara dos Deputados lotado de gente naquele 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves deve ter se recordado daquela sessão extraordinária do Congresso no dia 1o de abril de 1964, quando o então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a Presidência da República. Tancredo foi um dos poucos que se opuseram a tal ato. João Goulart não tinha abandonado o cargo de Presidente e nem o seu país. Nos vinte e um anos que separam as duas datas, o Brasil foi governado de forma autoritária por militares.

A eleição de Tancredo encerrou a ditadura iniciada em 1964. Os civis voltavam ao poder. Infelizmente não foi pelo voto direto, mas, pelo Colégio Eleitoral, Tancredo massacrou Paulo Maluf, candidato governista (480×180). O pleito foi transmitido ao vivo pela televisão. Todo mundo vibrou com a vitória de Tancredo Neves. Quantas pessoas depositaram suas esperanças naquele mineiro de São João Del Rey? Quantos brasileiros viram naquele senhor de 75 anos a pessoa ideal para liderar o Brasil em sua redemocratização?

Nesta foto, nós vemos Tancredo ladeado por sua esposa, Dona Risoleta, e por Ulysses Guimarães, duas pessoas fundamentais para a sua eleição. Eu lembro de ver essas imagens na televisão, dos meus pais felizes pela vitória. Minha mãe até hoje é fã do Tancredo e do Ulysses. E eu herdei dela essa admiração. Aquele 15 de janeiro de 1985, há exatos quarenta anos, a cruel ditadura militar cedia espaço para a construção de um país democrático e cidadão. Muita coisa precisa ser feita para que isso se torne realidade, mas tudo começou na eleição de Tancredo.

A posse presidencial aconteceria no dia 15 de março de 1985. Até lá, Tancredo viajaria para o exterior apresentando a Nova República brasileira sem descuidar da política nacional. Eu sei que você já sabe como termina essa história, mas permaneçamos no 15 de janeiro de 1985 para reviver a esperança de um Brasil melhor com a eleição de Tancredo Neves.

  • Leia também: Elvis faria 90 anos hoje e continua sendo o mesmo rei de sempre

O post Os quarenta anos da eleição que acabou com a ditatura apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.