Comitê de crise na saúde apresenta balanço e Mabel fala em manter coordenação com o Estado

O Comitê de Crise da da Saúde apresentou nesta segunda-feira, 6, os resultados das ações tomadas ao longo de quase 40 dias de intervenção na pasta de Goiânia. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos destacou durante coletiva à imprensa, a instalação do gabinete nas 13 unidades de pronto atendimento, o fim da fila por leitos de UTI na Capital, além da aquisição de 232 mil medicamentos.

Rasível também falou sobre o número de ambulâncias ativadas durante o período de intervenção. O comitê chegou neste mês com quatro Unidade de Suporte Avançado (USA), 11 ambulâncias de suporte básicos, além de 22 ambulâncias de atendimento ao transporte sanitário (SATS).

“Primeiro a gente tentou identificar se tinha ou não medicamentos e conseguir dimensionar o que estava acontecendo. Havia uma quantidade grande de pessoas aguardando por terapia intensiva e internação, mas o SAMU não estava funcionando. Enfrentamos o bloqueio de verba devido à falta de credibilidade do município por suspeita de desvio e prisão do secretário”, disse.

COE

O prefeito Sandro Mabel (UB) destacou a importância das ações em conjunto com o Estado de Goiás e a ajuda dos municípios vizinhos. “Essa crise mostrou como é importante a gente estar junto numa série ações para resolver o problema. Recebemos o apoio e a ajuda do Estado de Goiás, dos municípios vizinhos como Trindade, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia”, disse.

Ele apontou que as ações coordenadas deverão permanecer por mais algum tempo e que será criada uma (Coordenação de Operações de Emergência). Os próximos passos também serão acompanhados da conclusão do credenciamento dos profissionais do Edital 007/2024, auxílio ao município na habilitação de hospitais e criação do SAMU regional e da central da macas.

O Gabinete de Crise – GYN foi criado pela Secretaria do Estado de Goiás (SESGO) para apoio à situação emergencial da saúde do Município de Goiânia. Regido pela Portaria nº 3530, a instalação do gabinete é coordenada pela SESGO e será executada pelas unidades do município, tanto na esfera da gestão como na parte hospitalar, para monitoramento do cenário geral.

Conforme mostrou o Jornal Opção, o prefeito anunciou que a folha de pagamento dos médicos credenciados à Saúde de Goiânia será quitada nesta segunda-feira, 6, de forma integral. Questionado durante coletiva de imprensa que apresentou os resultados do Gabinete da Crise na Saúde, ele apontou que havia uma expectativa de realizar o pagamento de apenas 50%, mas com a garantia dos recursos em caixa, os salários serão pagos de forma integral.

Leitos de UTI

As ações do Comitê de Crise da Saúde resultaram na instalação e ampliação de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No Hospital de Águas Lindas, foram disponibilizados 40 novos leitos, sendo 20 adultos, 10 pediátricos, 10 neonatal, além de 55 enfermarias. Já no Hospital das Clínicas, foram disponibilizados 14 leitos, sendo 4 adultos e 10 pediátricos. O Hospital Ruy Azeredo disponibilizou 20 leitos adultos, além da reativação de outros 47 leitos.

A atuação do Gabinete melhorou a organização na avaliação do paciente, reduzindo o número de solicitações. A secretaria reestabeleceu o prazo limite de 24h para espera por leitos de UTI e informou que nenhum paciente ficou sem o atendimento nos últimos dias. O número de vagas autorizadas aumento em 134% nesse período.

O número de internações autorizadas para pacientes de Goiânia cresceu entre os dias 11 e 26, quando se estabilizaram. Nos primeiros dias, foram 232 pedidos e 637 nos últimos dias do ano passado.

A secretaria de Estado da Saúde disponibilizou um total de 444 leitos de UTI, sendo 332 destinados à adultos. Houve uma queda de 79% nas solicitações de vagas e UTI e de 55% nos pedidos por enfermaria, de acordo com balanço.

Leia também:

Mabel anuncia pagamento integral da folha dos médicos de Goiânia nesta segunda-feira, 6

Após meses de crise, Goiânia zera fila por leitos de UTI, diz SES

O post Comitê de crise na saúde apresenta balanço e Mabel fala em manter coordenação com o Estado apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.