Caravana saindo de Goiânia realiza ato em memória da tentativa de golpe no 8 de janeiro

A Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO) organiza caravana saindo de Goiânia para participar do ato que acontece em Brasília, marcando os dois anos da tentativa de golpe de Estado que aconteceu em oito de janeiro de 2023. Em organização conjunta com o Partido dos Trabalhadores, a caravana gratuita sairá da Praça Universitária, em Goiânia, às 05h30 na quarta-feira, 8. A presença do presidente Lula (PT) no ato na Praça dos Três Poderes está confirmada. 

Entre as principais reivindicações do movimento está a “punição exemplar dos golpistas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito”, conforme compartilha a organização da caravana. A defesa intransigente da democracia é o principal pilar que sustenta o ato organizado pelas diversas entidades sindicais e apoiadores do governo. “As forças políticas organizadas em Goiás decidiram ir à Brasília reforçar o abraço simbólico à democracia e reafirmar a nossa disposição de luta pela resistência democrática, pela soberania do voto popular e pelo respeito à Constituição cidadã”, resume a organização da caravana. 

Para além do chefe do Executivo Federal, estão previstas outras participações de autoridades. Participam do evento: a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, a presidenta do PT Goiás, vereadora Kátia Maria, o presidente PCdoB e Federação Brasil da Esperança, Honório Rocha, os deputados federais Adriana Accorsi (PT) e Rubens Otoni (PT), os deputados estaduais Mauro Rubem (PT), Bia de Lima (PT) e Antônio Gomide (PT), além dos vereadores por Goiânia Edward Madureira (PT) e Fabrício Rosa (PT).  

Leia também: Deputados bolsonaristas temem que projeto de anistia seja enterrado após explosões

Deputados bolsonaristas pautam PEC que proíbe aborto para dispersar golpe e perda de anistia

O ato em si é organizado pela Frente Brasil Popular junto a diversas entidades sindicais. A movimentação na Praça dos Três Poderes tem início às 11h da quarta-feira, 8. A manifestação acontece de forma simultânea às discussões de projeto no Legislativo Federal que prevê anistia aos envolvidos nos ataques do oito de janeiro.  Interessados devem preencher ficha de inscrição pelo link.

CUT-GO

Em entrevista ao Jornal Opção, o presidente da CUT-GO, Flávio Silva, explica que para além de destacar os dois anos da tentativa de golpe de estado, o movimento busca a “ reafirmação do compromisso com o Estado Democrático de Direito”. 

Até o momento, está previsto que a entidade sindical disponibilizará de cinco a seis ônibus (a depender da quantidade de inscritos), de forma gratuita, para quem deseja participar do ato em Brasília. “Todos [envolvidos nos ataques antidemocráticos] deverão passar pelo processo e, se condenados, cumprir pena”, resume Flávio. 

O post Caravana saindo de Goiânia realiza ato em memória da tentativa de golpe no 8 de janeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.