Bombeiros retomam buscas por 16 desaparecidos após queda de ponte entre Maranhão e Tocantins

O Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelos 16 desaparecidos após o desabamento da ponte que liga os estados do Maranhão e Tocantins. Até o momento, duas mortes foram confirmadas. Ao menos oito veículos atravessavam a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no momento do desabamento.

Um dos corpos encontrados é de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos. O segundo corpo ainda não foi identificado, mas também seria de uma mulher.

As buscas são realizadas apenas com botes, sem mergulhadores, já que duas das carretas que caíram no rio estavam carregadas com produtos tóxicos. A suspeita é de que a água do Rio Tocantins esteja contaminada.

Para confirmar a contaminação, especialistas recolheram amostras da água para verificação. Mergulhadores da Marinha devem ajudar nas buscas pelas vítimas. O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar os danos ambientais.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, sobrevoou a região, com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) e do Tocantins, Wanderley Barbosa (Republicanos). O ministro anunciou decreto emergencial para destinar ao menos R$ 100 milhões para obras de reconstrução da ponte.

Renan Filho afirmou que uma nova estrutura deve ser entregue em 2025. “Além do contrato neste ano esperamos nos primeiros dias de 2025 dar ordem de serviço para todas as obras de engenharia que serão feitas aqui, com o compromisso de entregar esta ponte em 2025. Vamos trabalhar dedicadamente para fazer desta nova ponte um case de resolutividade”, disse.

“Decretamos emergência para abreviar todos os procedimentos administrativos, a fim de termos a resposta mais rápida possível para a reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek. Quero comunicar ao povo do Maranhão, ao povo de Tocantins e ao povo brasileiro que precisa dessa infraestrutura para se deslocar, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social, que vamos, com a emergência decretada, contratar a reconstrução da ponte ainda no exercício de 2024”, continuou.

Leia também

Ponte da década de 60 que liga o Tocantins ao Maranhão cai e deixa vítimas, neste domingo; video

Ministro anuncia reconstrução de ponte que cedeu, e sindicância para apurar responsáveis

O post Bombeiros retomam buscas por 16 desaparecidos após queda de ponte entre Maranhão e Tocantins apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.