As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória foram separadas na manhã desta terça-feira, 13, após mais de 4 horas de cirurgia. As gêmeas foram transferidas de Manaus para Goiânia para passar pela cirurgia. O procedimento foi coordenado pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil e outros seis colegas. Agora, as pacientes serão acompanhadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por uma equipe multiprofissional durante o pós-operatório.
Eliza e Yasmin entraram no centro cirúrgico às 8h02 da manhã e, por volta das 9h, foram concluídas as etapas de preparação anestésica. A cirurgia teve início às 9h45, com a primeira incisão. Às 10h42, foi finalizada a separação do fígado, órgão compartilhado pelas irmãs, e às 11h29 foi concluída a separação total dos corpos.
Após isso, a equipe de cirurgia plástica reconstruiu as estruturas de cada uma das pacientes. O procedimento foi concluído às 13h02. Por conta das pacientes terem apenas 34 dias de vida e ao compartilhamento de estruturas abdominais, o caso é considerado de alta complexidade. As pacientes ficarão em observação 24 horas por dia por uma equipe altamente especializada.
“Agora é torcer, fazer muitas orações para que elas tenham estabilidade, boa recuperação. Tudo correu dentro do programado, conforme previsto. O fígado era muito volumoso, mas conseguimos com uma equipe altamente profissional. Um abraço especial ao governador de Manaus, Wilson Miranda, por todo apoio que ele deu pra que essas crianças fossem separadas”, disse o dr. Zacharias Calil.
As pacientes chegaram a Goiânia no dia 24 de abril em uma UTI aérea providenciada pelo governo do Amazonas. A cirurgia para separar as duas meninas precisou ser realizada antes da idade ideal, porque foi detectado uma hipertrofia no coração de uma das gêmeas e uma alteração no quadro urológico de outra, por isso o quadro passou a exigir bastante atenção.
Esse foi o 24º procedimento do tipo realizado pela equipe do dr. Zacharia Calil. No último fim de semana, uma equipe composta por 16 especialistas realizou a cirurgia de separação das gêmeas Kiraz e Aruna, de 1 ano e seis meses. Mais de 50 profissionais também participaram do procedimento durante as 19 horas de trabalho. Elas seguem na UTI do Hecad.
Leia também
Separação de gêmeas siamesas é concluída em Goiânia após 19 horas de operação; veja como foi
O post Gêmeas siamesas Eliza e Yasmin são separadas após mais de 4 horas de cirurgia em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.