Estrutura atual do porto está comprometida porque foi construída há mais de 50 anos. Empresa providencia balsa para atracação de embarcações durante obras no porto de Itacoatiara.
O porto de Itacoatiara, no interior do Amazonas, vai passar por uma reforma e a cidade vai ficar sem nenhum terminal hidroviário durante as obras, segundo a empresa responsável pelos trabalhos. A estrutura atual do porto está comprometida porque foi construída há mais de 50 anos.
De acordo com a empresa responsável pelos serviços, a primeira fase da obra, que vai até o dia 28 de julho, envolve a desmontagem do conjunto naval das pontes.
Os trabalhos, autorizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), é para a reconstrução dos apoios da ponte fixa e do berço de apoio do flutuante intermediário. Estruturas, que segundo a empresa, foram construídas nos anos 70 e estão comprometidas pela oxidação e ação do tempo.
O município agora está sem um terminal hidroviário público em funcionamento. Para minimizar os transtornos, a empresa responsável pelo serviço anunciou que uma balsa provisória será instalada para o embarque e desembarque de passageiros, mas ainda não tem uma previsão para o funcionamento do porto provisório.
O terminal era o único em funcionamento em Itacoatiara, após a interdição do porto novo em outubro de 2023 devido a um desabamento causado pelo fenômeno terras caídas. O Terminal do Jauary segue fechado e sem previsão para reabertura.
As obras no porto antigo devem ser concluídas em março de 2025 e vão custar mais de R$ 11 milhões.
*Com informações de Liam Cavalcante, da Rede Amazônica
O porto de Itacoatiara, no interior do Amazonas, vai passar por uma reforma e a cidade vai ficar sem nenhum terminal hidroviário durante as obras, segundo a empresa responsável pelos trabalhos. A estrutura atual do porto está comprometida porque foi construída há mais de 50 anos.
De acordo com a empresa responsável pelos serviços, a primeira fase da obra, que vai até o dia 28 de julho, envolve a desmontagem do conjunto naval das pontes.
Os trabalhos, autorizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), é para a reconstrução dos apoios da ponte fixa e do berço de apoio do flutuante intermediário. Estruturas, que segundo a empresa, foram construídas nos anos 70 e estão comprometidas pela oxidação e ação do tempo.
O município agora está sem um terminal hidroviário público em funcionamento. Para minimizar os transtornos, a empresa responsável pelo serviço anunciou que uma balsa provisória será instalada para o embarque e desembarque de passageiros, mas ainda não tem uma previsão para o funcionamento do porto provisório.
O terminal era o único em funcionamento em Itacoatiara, após a interdição do porto novo em outubro de 2023 devido a um desabamento causado pelo fenômeno terras caídas. O Terminal do Jauary segue fechado e sem previsão para reabertura.
As obras no porto antigo devem ser concluídas em março de 2025 e vão custar mais de R$ 11 milhões.
*Com informações de Liam Cavalcante, da Rede Amazônica