O economista Nobel da Paz Muhammad Yunus foi empossado como chefe do governo interino de Bangladesh no início da tarde de hoje, três dias depois de a primeira-ministra Sheikh Hasina ser forçada a renunciar e fugir do país após protestos violentos.
“Defenderei, apoiarei e protegerei a Constituição”, afirmou Yunis na cerimônia de posse em Daca, a capital do país asiático, acrescentando que desempenharia suas funções “com sinceridade”. Ele disse ainda espera ajudar a curar o país “convulsionado por semanas de violência”.
Ele chegou a Bangladesh, de Paris, horas antes de tomar posse. Assumir temporariamente o posto foi um pedido dos manifestantes que apoiaram seu nome para conduzir o país à escolha democrática de um novo chefe de governo. Ele afirmou que espera ter “eleições livres e justas” nos próximos meses.
Leia mais
Os líderes estudantis Nahid Islam e Asif Mahmud, que estiveram à frente das manifestações desde julho, farão parte do novo governo interino, informou o jornal Prothom Alo.
Para o economista de 84 anos, os manifestantes salvaram o país. “Qualquer caminho que nossos estudantes nos mostrem seguiremos adiante.”
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, congratulou o vizinho e disse ter esperança de um retorno antecipado à normalidade em Bangladesh, segurança e proteção dos hindus de de todas as outras comunidades minoritárias.
Da Folha de São Paulo.
Leia menos