CPI: inflação dos EUA atinge 0,2% em setembro e desacalera para 2,4% no acumulado de 12 meses

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,2% em setembro. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 1o, pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho.

Em agosto, o indicador também havia subido 0,2% em agosto na comparação com julho. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação no país desacalerou de 2,5% para 2,4%.

A baixa é puxada pelos preços de energia, incluindo combustíveis. O custo de energia caiu 1,9% no mês, após ter baixado 0,8% em agosto. O índice de preços de habitação subiu 0,2% em setembro, e o de preços de alimentos subiu 0,4%.

O núcleo do índice, que exclui energia e comida, subiu 0,3%, mesmo patamar do mês anterior.

Esta foi a última divulgação dos dados do CPI antes das eleições presidenciais de 5 de novembro. A inflação é um dos principais temas da disputa, e os candidatos Kamala Harris e Donald Trump fazem várias promessas para tentar baixar os preços e a alta do custo de vida.

Inflação em queda

A inflação nos EUA chegou a 9,1% ao ano em junho de 2022, na esteira da crise gerada pela pandemia, e vem caindo. A meta do Fed, o banco central americano, é trazer a inflação para 2%.  No começo do ano, ela estava acima de 3%, e agora está em 2,4%.

Em setembro, o Fed deu início ao corte de juros e baixou a taxa principal em 0,5 ponto percentual, para a faixa de 4,75% a 5% ao ano. Foi a primeira baixa em quatro anos.

++ Notícias

  • CPI dos EUA atinge 0,2% em setembro e desacalera para 2,4% no acumulado de 12 meses

  • Inflação de setembro acelera e fica em 0,44%; IPCA acumulado de 12 meses sobe para 4,42%

  • Israel atinge um hospital e outros alvos em Gaza no aniversário de um ano dos ataques do Hamas

  • CPI no EUA, ata do BCE, dados do varejo no Brasil e mecanismo de swap na China: o que move o mercado

  • Ibovespa abre em queda com mercado repercutindo avanço do IPCA em setembro

O post CPI: inflação dos EUA atinge 0,2% em setembro e desacalera para 2,4% no acumulado de 12 meses apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.