O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os cotados para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 29, pelo instituto Paraná Pesquisas.
De acordo com a pesquisa, o único que se aproxima de Lula é o próprio Bolsonaro, que está inelegível. O levantamento mostra que, neste cenário, Lula tem 38,3% contra 36,9 de Bolsonaro. A situação é considerada empate técnico por estar dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais (p.p).
No cenário contra a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a situação é ainda mais confortável para Lula. O presidente aparece com 38.7% contra 30,3% de Michelle. Contra Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, a vantagem do petista é ainda mais larga, 38,9% contra 24,4%.
Outros cenários apontam um desempenho ainda pior dos cotados pelo bolsonarismo. A pesquisa mostra que o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), soma apenas 14,2% das intenções de voto contra 39% de Lula. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, aparece como mais impopular ainda, somando 13,1% contra 38,8% de Lula.
O levantamento ouviu 2.026 eleitores em todos os estados do país e no Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de julho.
Leia também
Lula enxerga Caiado e outros três governadores como nomes do bolsonarismo em 2026
O post Lula venceria todos os cotados para substituir Bolsonaro em 2026, diz pesquisa apareceu primeiro em Jornal Opção.