Imagens de satélite mostram navio de guerra norte-coreano destruído em lançamento

Na quinta-feira, 22, um acidente em um estaleiro na Coreia do Norte  danificou um novo navio de guerra na presença do reservado líder do Estado, Kim Jong Un. Os norte-coreanos tentaram cobrir o navio de guerra deitado de lado, com lonas azuis, mas imagens de satélite divulgadas nesta sexta-feira, 23, conseguiram captar cenas do acidente. 

Uma investigação oficial sobre o que Kim descreveu como um “ato criminoso” foi iniciada, informou a mídia estatal KCNA na sexta-feira. Nenhuma das reportagens mencionou vítimas ou feridos em decorrência do incidente de quinta-feira na cidade portuária de Chongjin, no leste do país. O gerente do estaleiro, Hong Kil Ho, foi intimado pelas autoridades, informou a agência. 

A restauração da lateral do contratorpedeiro levaria cerca de 10 dias, segundo a KCNA, e o regime de Kim Jong-un quer prender os responsáveis pelo fracasso no lançamento do navio. A imprensa estatal norte-coreana afirmou que os danos ao destróier de 5 mil toneladas “não são graves” e voltou atrás em uma avaliação anterior que falava em buracos na parte inferior do casco.

Kim afirmou na quinta-feira que o acidente foi causado por “absoluta negligência, irresponsabilidade e empirismo anticientífico”. Ele acrescentou que aqueles que cometeram “erros irresponsáveis” serão punidos em uma reunião plenária no próximo mês. Este acidente ocorre semanas após a Coreia do Norte apresentar um contratorpedeiro semelhante de 5.000 toneladas, o Choe Hyon. Kim havia chamado o navio de guerra de um “avanço” na modernização da Marinha da Coreia do Norte e disse que ele seria mobilizado no início do próximo ano.

O post Imagens de satélite mostram navio de guerra norte-coreano destruído em lançamento apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.