‘Cinema brasileiro fazendo história’: Lula comenta vitória de Wagner Moura

Do g1

Personalidades parabenizaram o ator Wagner Moura, que venceu hoje o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2025, pelo filme “O Agente Secreto”.

É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha esse prêmio no festival. O diretor Kleber Mendonça Filho também foi premiado, levando o troféu de melhor direção — é a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor brasileiro leva o troféu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou a vitória inédita na categoria de melhor ator e os feitos do filme em um dos principais festivais de cinema do mundo.

Leia mais

“O cinema brasileiro está conquistando o mundo e fazendo história. Pela primeira vez, um ator brasileiro venceu o prêmio de melhor ator em Cannes. A premiação inédita é de Wagner Moura, por sua atuação em ‘O Agente Secreto’”, escreveu Lula nas redes sociais.

“E tem mais prêmio! Kleber Mendonça Filho foi eleito o melhor diretor no Festival de Cannes. Viva o cinema brasileiro!”, acrescentou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também se manifestou. “É de ouro e é do Brasil! Nossos talentosos Kléber Mendonça Filho e Wagner Moura brilharam no Festival de Cannes, conquistando os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Interpretação Masculina, respectivamente, pelo filme O Agente Secreto”, escreveu Alckmin.

“Suas vitórias não só celebram seus talentos individuais, mas também representam um marco para o cinema brasileiro, destacando a riqueza da nossa cultura no cenário internacional. Parabéns a esses gigantes do cinema! Que suas conquistas inspirem novas gerações e tragam ainda mais alegria ao nosso país.”

Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.