Cezarina, Aragoiânia e Aurilândia são as cidades com maior percentual de autistas em Goiás

O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira, 23, revelou que 2,4 milhões de brasileiros têm diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) — 1,2% da população. A maior parte dos diagnosticados (1,4 milhões) são homens. A maior prevalência de autistas está no segmento dos 5 a 9 anos (2,6% desta população tem o transtorno).

O Centro-Oeste é a região brasileira com menor proporção, com 1,1% da população diagnosticada; as demais têm 1,2%. No total, são 180 mil diagnósticos no Centro-Oeste. Em Goiás, onde há 7 milhões de habitantes, existem 75.040 autistas diagnosticados (1,1% da população). Na capital, há 17.467 autistas — 1,2% da população total.

Proporcionalmente, as três cidades com mais autistas diagnosticados são Cezarina (3% do total da população), Aragoiânia (2,2%) e Aurilândia (2,1%) — todas com menos de 12 mil habitantes. Em Cezarina, ao contrário do padrão nacional, a maior parte dos diagnosticados não está entre os jovens, mas entre aqueles com 55 a 59 anos: 7,4% da população nesta faixa de idade, equivalente a 43 pessoas são autistas.

Em Goiás, a maior parte da população autista está representada no segmento de 5 a 9 anos: 2% do total tem TEA. No estado, bem como nacionalmente, a maior parte dos autistas é homem — são 45.315 do total, e 29.725 mulheres.

Mais sobre a pesquisa

O Censo 2022 traz pela primeira vez informações sobre autismo, investigado no questionário da amostra por meio de um quesito no qual o informante declarava se os moradores do domicílio já tinham sido diagnosticados com autismo por algum profissional de saúde.

O post Cezarina, Aragoiânia e Aurilândia são as cidades com maior percentual de autistas em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.