Senador Canedo alcançou nota A+ na nova classificação do índice de Capacidade de Pagamento (CAPAG) divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com a classificação, o município se tornou os mais bem avaliados entre as cidades mais populosas de Goiás. O ranking era, anteriormente, liderado por Rio Verde, que possui nota A.
O CAPAG indica a saúde fiscal e credibilidade financeira de municípios. O índice é medido por cinco indicadores técnicos. O primeiro é o indicador de dívida, que diferencia a receita corrente líquida e a dívida consolidada. Com isso, um calculo é feito do percentual dos indicadores, gerando nota para que o CAPAG avalie.
O segundo indicador é a disponibilidade financeira no fim do ano, como um indicador de caixa. O índice mede se prefeituras deixaram dinheiro suficiente em caixa para pagar dívidas existentes, ou seja, dívidas em curto prazo.
Após isso, o indicador avalia as poupanças dos últimos três anos, que indicador de receitas correntes. Por fim, o índice usa os indicadores de legislação e de transparência de gestões municipais.
“Trabalhamos com responsabilidade, planejamento e seriedade para que Senador Canedo cresça de forma sólida. Essa nota A+ é uma conquista de todos que acreditam em uma cidade melhor”, afirmou o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo.
De acordo com o secretário de Finanças, Alessandro Rodrigues, o objetivo agora é manter a nota máxima com planejamento orçamentário e financeiro responsável, mantendo as contas em dia e promovendo o crescimento sustentável do município. “Nossa meta é seguir com o bom trabalho, garantir o equilíbrio fiscal e atrair cada vez mais investimentos para Senador Canedo”, destacou.
Leia também
Maiores municípios de Goiás amargam com nota baixa no Tesouro Nacional
O post Senador Canedo atinge nota A+ em índice de saúde fiscal e supera Rio Verde no ranking goiano apareceu primeiro em Jornal Opção.