Dois homens foram presos em flagrante em plena extração ilegal de minérios no Rio Pilão, em Fazenda Nova. O flagrante ocorreu nesta quarta-feira, 21, durante operação integrada entre o Batalhão Ambiental e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Goiás (PMGO).
LEIA TAMBÉM
Avançando Brasil adentro, garimpo ilegal não é mais uma realidade apenas da Amazônia
Garimpo: rico em minérios, Goiás atrai garimpeiros ilegais e prisões aumentam 700% em 2025
A dupla foi flagrada em posse de 11 pedras de diamante, além de uma pequena porção de ouro, de acordo com a corporação. A extração ilegal era realizada por meio de uma balsa improvisada, que foi explodida pela corporação (vídeo abaixo).
Roupas de mergulho, baterias, um motor e dois celulares também foram apreendidos com os suspeitos, que tinham pouco mais de R$ 900 em espécie. Os garimpeiros e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal, em Goiânia.

Garimpo em Goiás
Em pouco mais de quatro meses, o Batalhão Ambiental desarticulou cerca de 10 pontos de garimpo sem a devida autorização em cinco municípios goianos: Santa Cruz de Goiás, Fazenda Nova, Goianésia, Diorama e Cristalina. Ao todo, mais de 130 pessoas foram detidas por garimpo em Goiás apenas neste ano, número 712,5% superior ao contabilizado em todo o decorrer de 2024, que foi de 16.
O post Dois homens são presos com ouro e 11 pedras de diamante em garimpo ilegal de Goiás; vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.