A reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional e que está em fase de regulamentação resultará em mudanças profundas para os setores imobiliário e condominial. Contratos, estrutura de negócios, contabilidade e softwares, entre outros, serão afetados, o que requer que os empresários se antecipem a esse cenário. O alerta é do advogado Rodrigo Dias, membro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do SecoviSP, que fará a palestra “Reforma tributária e implicações no mercado imobiliário e condominial”, no próximo dia 22, no 27º Encontro dos Condomínios de Goiás, realizado pelo SecoviGoiás no Centro de Eventos do WTC World Trade Center.
“A reforma tributária está aprovada, em fase de regulamentação, em 2026 começa o que chamamos de período de teste. Empresas, empresários precisam se envolver de forma mais profunda com essa reforma”, pontua Rodrigo Dias, que fará a palestra em conjunto com o auditor fiscal de tributos da Prefeitura de Goiânia Lucas Morais, no primeiro dia do evento, após a palestra de abertura pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que falará sobre “O papel do síndico e a relação a cidade”. O 27º Econ vai até o dia 23, com palestras e painéis voltados para síndicos, administradores, advogados e outros profissionais da área.
Rodrigo Dias cita uma pesquisa recente, divulgada pelo jornal Valor Econômico, que apontou a reforma tributária em quinto lugar no ranking dos assuntos que mais preocupam empresários brasileiros. “Deveria ser o primeiro ponto de preocupação. Especialmente no setor imobiliário, para o qual a nova legislação trará mudanças profundas, principalmente sobre a forma como são feitas as operações. Embora haja um período de transição, haverá uma revolução na forma como as operações são feitas. O tributo na cadeia produtiva imobiliária interfere nos custos”, pondera o consultor, que é sócio do escritório VBD Advogados, de São Paulo.
Consciência
Em sua abordagem, Rodrigo Dias pontuará que em primeiro lugar é preciso ter consciência da necessidade de entender o que está por vir. “Será exigida uma profunda alteração no mindset, na forma como precisa fazer”, alerta, acrescentando que os efeitos práticos envolverão áreas e atividades como elaboração de contratos, estrutura de negócios, contabilidade, softwares. “Tudo isso é importante. Na palestra vou mostrar um pouco como será o funcionamento da reforma tributária e onde estamos hoje”, diz. Rodrigo Dias pontua ainda que é importante que os empresários estejam lá, já que são as lideranças, são os tomadores de decisão. “É preciso que estejam envolvidos com esse assunto para que não sejam surpreendidos”.
- Leia também: Reforma tributária: FGM diz que centralização fiscal pode comprometer a autonomia dos municípios
O post Setor imobiliário será profundamente afetado pela reforma tributária, alerta consultor jurídico apareceu primeiro em Jornal Opção.