Um derramamento 126 toneladas de soja na zona rural de Rio Verde, em Goiás, mobilizou a Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais e Climáticas (Nupaem) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O derramamento ocorreu em trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Ouro Verde de Goiás e Estrela d’Oeste, em São Paulo.
De acordo com o Ibama, o órgão foi acionado para atender a emergência no trecho ferroviário. O empreendimento é licenciado pelo instituto.
Durante a vistoria, equipes do Ibama orientaram sobre as medidas que devem ser adotadas para o recolhimento e a remoção dos grãos da faixa de domínio da ferrovia.
Embora a soja não seja classificada como produto perigoso para transporte, o seu derramamento em grandes volumes pode gerar impactos ambientais negativos, sobretudo se atingir Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou corpos d’água.
Leia também
Chega de intermediários, Ibama para presidente do Brasil
O post Derramamento de toneladas de soja em ferrovia de Rio Verde mobiliza autoridades apareceu primeiro em Jornal Opção.