Recife sedia oficina sobre gestão de praias com participação de municípios litorâneos

Tem início nesta quarta-feira (21), no Recife, a Oficina Estadual de Capacitação em Gestão de Praias, promovida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A programação segue até sexta-feira (23) e reúne gestores municipais de Meio Ambiente e Obras de cidades litorâneas de Pernambuco, além de representantes de órgãos públicos, com foco na preservação e uso responsável das áreas costeiras.

De acordo com o superintendente da SPU em Pernambuco, Ednaldo Moura, o objetivo da iniciativa é fornecer orientações técnicas e jurídicas para uma gestão mais eficiente das praias. “É de extrema importância que todos os agentes públicos e cidadãos estejam devidamente informados sobre legislação, limites e oportunidades para o usufruto de um recurso natural que é a cara de um país com 8,5 mil quilômetros de costa”, destacou.

O Recife é a quarta cidade a receber a oficina em 2025, após edições em João Pessoa, Maceió e Vitória. Estão previstas capacitações em 13 estados ao longo do ano. Entre os temas debatidos estão o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP), o Projeto Orla, certificações como a Bandeira Azul, licenciamento ambiental, turismo sustentável, mudanças climáticas e gestão costeira e marinha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.