Chuva intensa eleva níveis de rios em Alagoas; não há transbordamento


População deve buscar locais seguros até que os níveis voltem a normalidade. Defesa Civil monitora impactos causados pela chuva em Pilar
Secom Pilar
As chuvas intensas registradas nos últimos dias em Alagoas elevaram os níveis dos rios. Os rios Jacuípe, Jitituba, em Jacuípe e Flexeiras, respectivamente, apresentaram cota máxima, mas sem transbordamento. As chuvas devem continuar até o final de semana.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Rio Paraíba teve elevação considerável entre as cabeceiras e a foz desde domingo, permanece com pequena elevação gradual, porém com escoamento dentro da calha, sem riscos de transbordamentos.
Rio Mundaú teve elevação considerável na região das cabeceiras, passando por Santana do Mundaú e São José da Laje através do Rio Canhoto, nessa região os Rios da Bacia do Mundaú estão com cotas elevadas, porém estáveis, na calha e portanto sem riscos de transbordamento.
A partir de União dos Palmares, o Rio Mundaú mantém uma elevação maior, sendo esta elevação observada também em Murici e Rio Largo, entretanto no momento não oferece ricos de transbordamento.
Rio São Miguel, teve elevação considerável e se manteve numa cota alta e constante com estabilidade durante boa parte do tempo, com a intensificação das chuvas nas cabeceiras voltou a subir chegando próximo a cota de atenção, merecendo um acompanhamento especial, visto que continua subindo a uma taxa de 10 a 15 cm por hora, podendo ultrapassar a cota de atenção nas próximas horas.
Rio Jitituba em Flexeiras apresentou elevação máxima sem transbordamento durante a madrugada de domingo, estabilizando-se , voltando a subir lentamente, podendo chegar a alguns pontos de alagamento ao longo do dia desta terça feira.
Rio Jacuípe também apresentou elevação máxima sem transbordamento durante a madrugada, estabilizou por volta de meia noite de domingo e começou lentamente a diminuir seu nível, estabilizando numa cota confortável na manhã desta terça feira.
Rio Santo Antônio em São Luiz do Quitunde e Rio Manguaba em Porto Calvo apresentaram elevações consideráveis ao longo do dia de ontem, madrugada e manhã de hoje, continuam com elevação e níveis altos, merecendo atenção especial, apresentando pontos de alagamento na região.
O Rio Camaragibe, devido às fortes chuvas, merece atenção, já apresentando pontos de alagamento e transbordamento, principalmente nas partes mais baixas, como Matriz e Passo de Camaragibe que ainda sofrem influencia do mar e dificuldade no escoamento.
Já as Lagoas Mundaú e Paraíba, que já recebem um grande volume de água vinda dos rios Mundaú, Paraíba e Sumaúma, continuam com elevação lenta, e perdendo a oscilação do nível regido pelas marés. No momento em Marechal Deodoro apresenta cota de 240 cm, acima da cota de atenção de 230 cm e continua subindo podendo transbordar nas próximas horas.
Desde o fim de semana fortes chuvas atingem boa parte de Alagoas. Até a última atualização da Defesa Civil Estadual, na última segunda-feira, há 50 desabrigados (pessoas que perderam suas casas) e 142 desalojados (pessoas que tiveram que deixar suas casas temporariamente) nas cidades de Maceió, Coqueiro Seco, Paripueira, Pilar e São Luís do Quitunde.
As chuvas também causaram deslizamento de terra, queda de árvores, falta de energia elétrica e falta de água. Pelo menos oito escolas estaduais suspenderam as aulas nesta terça-feira (20).
Cemaden alerta para o risco de deslizamento em Alagoas
Pilar enfrenta alagamentos e risco de transbordamento da Lagoa Manguaba
Secom Pilar
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.