As comemorações do centenário da Art Déco em Goiânia começam nesta segunda-feira, 19, no Teatro Goiânia Ouro. A comemoração é promovida pelas secretarias municipais de Cultura e Educação, em parceria com a Elysium Sociedade Cultural e outros órgãos da Prefeitura.
A ação integra a programação de valorização do patrimônio arquitetônico e cultural da capital, que possui o maior conjunto Art Déco do Brasil e o segundo maior do mundo.
Ao Jornal Opção, a presidente Agência Municipal de Turismo e Eventos, Nárcia Kelly, afirmou que a celebração é uma forma de reconectar Goiânia com suas origens. “Celebrar o centenário do Art Déco é uma forma de reconectar Goiânia com sua origem e valorizar nossa identidade arquitetônica e cultural. Queremos que a população se reconheça nesses espaços e histórias, e que o turismo cultural ganhe cada vez mais força na cidade”.
A programação se estenderá ao longo do ano e tem como destaque o Roteiro Turístico Art Déco, que está sendo organizado pela GoiâniaTur e tem previsão para setembro. Entre as atividades estão:
- Concurso de Fotografia e Redação – Lançamento em 19 de maio, às 18h, no Cine Ouro
- Rota do Patrimônio – Goiânia Art Déco 100 Anos – 5 de junho, às 14h (local a definir)
- Sessão Solene em Homenagem aos 100 anos do Art Déco – Agosto (data e horário a definir), na Câmara Municipal de Goiânia
- Art Déco em Debate – 18 de agosto, às 10h (local a definir)
- Roteiro Turístico Art Déco – 30 de setembro, às 9h, com saída e chegada na Praça Cívica (atividade organizada pela GoiâniaTur)
- Tribunal de Justiça no Centenário Art Déco – 2 de outubro (horário e local a definir)
- Evento de Encerramento e entrega da Medalha Comemorativa – 24 de outubro, às 18h, na Antiga Estação Ferroviária
Segundo Nárcia, o roteiro com os locais de atividades estã em fase de elaboração. “O passeio guiado está previsto para o dia 30 de setembro, os pontos históricos que integrarão a atividade serão divulgados mais perto da data, com todos os detalhes”, disse.
Considerada uma das cidades com maior presença do Art Déco fora da França, onde surgiu o movimento arquitetônico, Goiânia tem inúmeros edifícios nesse estilo e quase tão antigos quanto ele. Entre os de maior destaque estão os prédios do Teatro Goiânia, Palácio das Esmeraldas, Museu Zoroastro Artiaga, os prédios Marieta Teles, Antiga PGE e Antiga Chefatura de Polícia.
Vale destacar que, em outubro do ano passado, o Iphan promoveu uma cerimônia onde foi anunciado a nova portaria que estabelece diretrizes de preservação e critérios de intervenção para o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia. O evento, inclusive, celebrou a publicação da legislação de proteção do bem, tombado em âmbito federal desde 2005.
Leia também
Com projeto comemorativo, Mabel aposta no Art Déco para turbinar turismo em Goiânia
O post Comemorações do centenário da Art Déco em Goiânia começam nesta segunda apareceu primeiro em Jornal Opção.