Jornalismo de Prompt. Boas-práticas para a Utilização de IA Generativa no Jornalismo

Este relatório OberCom introduz o conceito de jornalismo de prompt, uma tendência emergente que envolve a especialização de jornalistas no uso estratégico de prompt engineering para obter resultados mais precisos e eficazes quando utilizam ferramentas de IA generativa.

O objetivo deste relatório é fornecer um recurso prático para jornalistas e decisores na área dos media, permitindo-lhes compreender e aplicar técnicas mais avançadas de formulação de comandos (prompts), bem como adaptar essas estratégias às realidades das redações nacionais.

O relatório está estruturado em quatro partes. Na primeira, apresentamos o conceito de jornalismo de prompt, explorando o que é o prompt engineering, a sua relevância para o jornalismo e os desafios associados ao seu uso. Na segunda parte, apresentamos princípios gerais e boas-práticas para a formulação de comandos eficazes de acordo com as recomendações das empresas de IA generativa. Na terceira parte, fornecemos exemplos concretos no contexto jornalístico, demonstrando diferentes tipos de comandos e as respetivas diferenças nos resultados obtidos. Na quarta parte, partindo do conhecimento da realidade no terreno de investigadores OberCom que participam em ações de formação de jornalistas na área da IA, fazemos um conjunto de recomendações de boas-práticas adaptadas à realidade contexto português, refletindo sobre a sua particularidade.

Este relatório encontra-se disponível em Português.

https://doi.org/10.5281/zenodo.15463513

  Consulte ou descarregue este relatório em Português aqui





O conteúdo Jornalismo de Prompt. Boas-práticas para a Utilização de IA Generativa no Jornalismo aparece primeiro em Obercom.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.