A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, está em Pernambuco neste final de semana, em visita a comunidades tradicionais do Agreste e do Sertão do estado. A agenda tem como foco o fortalecimento das articulações com os povos originários e o avanço das políticas públicas voltadas à demarcação de terras e à valorização das culturas indígenas.
Em Pesqueira, no Agreste, Guajajara participou da 25ª Assembleia Xukuru de Ororubá, realizada na Aldeia Pedra d’Água, na Serra do Ororubá. O evento reúne lideranças indígenas de diversas regiões do país e é um espaço de troca política e espiritual. “Pude falar sobre os avanços do @minpovosindigenas e sobre a agenda de lutas dos povos indígenas para o avanço na demarcação de terras. Esta assembleia é um grande encontro de diferentes povos e também um espaço de fortalecimento político e da espiritualidade”, escreveu a ministra em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
A assembleia é uma das principais mobilizações do povo Xukuru e tem papel estratégico na organização política indígena de Pernambuco. Reconhecido por sua resistência e luta histórica pela demarcação, o território Xukuru é símbolo da força dos povos do Agreste.
Hoje, a ministra seguiu para Cabrobó, no Sertão pernambucano, município conhecido por abrigar uma das maiores comunidades indígenas do estado. Lá, visitou a Ilha de Assunção, território do povo Truká, onde conheceu experiências de produção desenvolvidas pela comunidade. Em encontro com lideranças locais, ouviu sobre a urgência na requalificação da PE-510 e a necessidade de uma política nacional de educação escolar indígena. Reforçaram o papel da ministra na articulação com o governo federal e defenderam um modelo educacional que respeite as realidades regionais e envolva as comunidades.