| Foto:
Divulgação
Parque, shopping e condomínios. Um “boom” de novos empreendimentos tem colocado Guarapari na rota de investimentos milionários.O empresário Maely Coelho, por exemplo, por meio do fundo MMP&3, está investindo mais de R$ 500 milhões na construção de um shopping e de um parque temático na região de Buenos Aires, além da revitalização de um tradicional hotel na Praia do Morro.O primeiro empreendimento com inauguração prevista é o parque temático Terra dos Dinos. Sucesso de público no interior do Rio de Janeiro, a atração tem previsão de abertura em dezembro.
Parque temático Terra dos Dinos.
| Foto:
Divulgação
Já o shopping de Buenos Aires sofreu alguns atrasos devido a mudanças no projeto, e deve começar a funcionar em janeiro. “São equipamentos que vão somar muito para o desenvolvimento daquela região”, afirmou Maely.
Shopping em Buenos Aires.
| Foto:
Divulgação
Além do fortalecimento do turismo, a cidade também vem recebendo grandes investimentos no setor imobiliário, com destaque para condomínios residenciais e edifícios.Em Nova Guarapari, a Grand Construtora lançou o Salt, empreendimento de alto padrão composto por três torres de 12 andares, totalizando 90 unidades.O impacto desses investimentos é visto com grande expectativa por representantes de diversos setores da economia local. Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari, Aguinaldo Ferreira, os projetos reforçam o potencial da cidade.“A expectativa é de que esses empreendimentos gerem impactos positivos, com a criação de empregos diretos e indiretos e o fortalecimento de setores como comércio, construção civil, hotelaria, transporte e serviços”, afirma.Já o empresário e representante do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares-ES), João Marcelo Chagas, avalia que os investimentos marcam uma nova fase de desenvolvimento para Guarapari, mas ressalta a importância do planejamento.“São exemplos de iniciativas que elevam o padrão de serviços e infraestrutura locais, atraindo turistas e impulsionando a economia. No entanto, é fundamental que esses investimentos sejam realizados com responsabilidade ambiental e planejamento urbano adequado”, salienta.Residenciais de alto padrão impulsionam o mercadoA atração de investimentos privados em Guarapari também pode ser vista no mercado imobiliário. Uma série de novos prédios residenciais e condomínios de alto padrão estão impactando o setor e a economia da cidade.Com investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões, os residenciais Alphaville Três Praias, por exemplo, têm movimentado o setor imobiliário da cidade. As três primeiras fases do empreendimento, com lotes entre 600 m e 1.259 m, foram 100% comercializadas ainda no lançamento, e algumas residências já estão em obras.Em 2025, a Alphaville apresentou o Três Praias Vista, com 20 lotes exclusivos e vista para o mar. As obras dos empreendimentos geraram 120 empregos diretos e impulsionaram o comércio e os serviços do entorno. Além disso, o projeto inclui ações ambientais que promovem integração com a natureza, como a construção de uma trilha ecológica de acesso às Três Praias.
Condomínio nas três praias.
| Foto:
Divulgação
Rede gaúcha vai comandar hotel após revitalizaçãoOutro investimento do fundo MMP&3 já está em execução, embora ainda sem data para inauguração. Após adquirir o tradicional Hotel Porto do Sol, na Praia do Morro, o empresário Maely Coelho iniciou a revitalização do local, que funcionou por 50 anos.Após a reforma, a gestão do empreendimento ficará a cargo da rede gaúcha Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências, que estreia sua atuação no Espírito Santo.Segundo a Laghetto, o hotel contará com 88 unidades, todas com vista para o mar. Serão 26 sobrados (com mezanino), 53 casas (com forro inclinado), sete apartamentos (sem forro inclinado) e duas suítes com terraço panorâmico e piscina privativa.A reforma terá como foco o turismo de negócios. O projeto promete preservar a história do hotel, ao mesmo tempo em que incorpora elementos contemporâneos e soluções de acessibilidade.