A violência doméstica em Goiás continua sendo uma realidade alarmante que afeta milhares de mulheres todos os anos. Para alertar a população sobre a gravidade do problema e incentivar as denúncias, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) lançou uma nova campanha de conscientização contra a violência doméstica, divulgada nas redes sociais oficiais da corporação.
Na ação, a PM compartilha áudios reais de mulheres vítimas de violência no momento em que ligam para a polícia em busca de socorro. O objetivo é impactar a sociedade e destacar a importância de denunciar agressões e apoiar as vítimas. Veja o vídeo completo no instagram do Batalhão Maria da Penha.
Segundo a Major Dyrlene Santana, comandante do Batalhão Maria da Penha, o trabalho da PMGO é essencial para proteger e acolher as mulheres em situação de vulnerabilidade. “A Polícia Militar, através do Batalhão Maria da Penha e também das Patrulhas Maria da Penha, é preparada para o atendimento e auxílio de todas essas mulheres. Os policiais estão sempre empenhados em acolher as vítimas, no fiel cumprimento do seu dever”, afirma a comandante.
Entre os casos mais recentes e chocantes está o de Sylma Martins Menezes Costa, de 46 anos, que sofreu uma tentativa de feminicídio após ser atacada com golpes de marreta na cabeça pelo ex-companheiro, em Aparecida de Goiânia. A vítima precisou passar por cirurgia após sofrer um grave afundamento craniano.
Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) mostram que o número de medidas protetivas de urgência acompanhadas pela PM cresceu 161% em 2024, saltando de 81.931 para 214.327. Somente no ano passado, foram registradas mais de 21 mil novas medidas protetivas.
Para facilitar as denúncias, o Governo de Goiás disponibiliza o aplicativo Mulher Segura, uma ferramenta gratuita desenvolvida pela SSP-GO. O app permite que mulheres vítimas de violência doméstica acionem a Polícia Militar de forma rápida e discreta, além de localizar batalhões, delegacias e registrar boletins de ocorrência online.
O app Mulher Segura está disponível para Android e iOS.
Leia também: PF prende Tuta, apontado como substituto de Marcola no PCC
O post Polícia divulga áudios de vítimas de violência doméstica em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.