PF prende Tuta, apontado como substituto de Marcola no PCC

A Polícia Federal (PF) prendeu Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, apontado como novo número 1, sucessor indicado por Marcola para controlar a facção criminosa Primeira Comando da Capital (PCC). Tuta foi preso na última sexta-feira, 16, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Tuta estava foragido e foi preso com apoio da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen da Bolívia. A princípio, a PF afirmou que a prisão é “de um brasileiro por uso de documento falso na cidade de Santa Cruz de la Sierra”.

De acordo com a polícia boliviana, Tuta se apresentou como Maycon Gonçalves da Silva, nascido em 25/03/1971, em um centro comercial da cidade, para tentar renovar documentos de estrangeiro no país. Porém, ao fazer uma busca no sistema internacional de estrangeiros, uma mensagem surgiu como ele podendo ser um investigado procurado pela Interpol.

Tuta tem dois mandados de prisão em aberto no Brasil. Ambos decretadas em investigações do Ministério Público de SP (MP-SP) no âmbito da Operação Sharks, do Gaeco.

Ele foi um dos principais alvos da ação deflagrada em 2020. À época, o MP confirmou que ele tinha assumido o comando do PCC depois que o ex-chefe da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola foi para um presídio federal.

O Marcos Roberto, vulgo Tuta, já era da sintonia de 1, mas não era o número 1 do PCC. Com a remoção do Marcola, ele foi elencado, nominado pelo Marcola para ser o novo n° 1 do PCC tanto dentro como fora dos presídios. É um velho conhecido nosso, só que em liberdade, ele atingiu o status, seria o novo Marcola na nossa concepção”, explicou na ocasião o promotor Lincoln Gakiya.

“A partir da remoção [para o sistema federal], as ordens passaram a ser nas ruas. E um dos indivíduos, Marcos Roberto, vulgo Tuta, ele assumiu a função do Marcola. É um indivíduo que tem contato em consulado, que transita no país e fora do país. É uma operação hoje que a ordem não está mais centralizada dentro do presídio, mas na rua. Por isso a importância da operação de hoje”, afirmou o promotor Lincoln Gakiya.

Leia também

Megaoperação desarticula rede de traficantes aliados ao PCC que “invadiram” Legislativo em Goiás

O post PF prende Tuta, apontado como substituto de Marcola no PCC apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.