Compesa paralisa unidades de abastecimento devido às chuvas

As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) e parte do interior de Pernambuco continuam impactando o fornecimento de água em diversas localidades. Segundo a Compesa, 49 das 61 unidades que haviam sido paralisadas seguem inoperantes nesta sexta-feira (16). As suspensões são motivadas por falta de energia elétrica, baixa qualidade da água nos mananciais e o acionamento do Protocolo de Segurança do Abastecimento de Água em áreas de morro, adotado quando o volume de chuvas ultrapassa 100 mm.

No Recife, bairros como Ibura, Guabiraba, Apipucos, Várzea, Morro da Conceição e Bomba do Hemetério estão entre os atingidos. Em Paulista, continuam sem fornecimento áreas como Maranguape 1, Jardim Paulista e Arthur Lundgren. Também há paralisações em Jaboatão dos Guararapes, incluindo Curado 1, Cavaleiro, Vista Alegre e URs 6 e 11, além de comunidades em Camaragibe como Tabatinga, Vale das Pedreiras e Bairro dos Estados. Segundo a Compesa, a retomada do abastecimento nessas áreas depende de vistorias técnicas e da liberação pelas defesas civis municipais.

Além das áreas de morro, três unidades estão inoperantes por falta de energia elétrica, afetando bairros do Recife, como Fundão, Linha do Tiro e Alto José Bonifácio; o bairro de Maranguape II, em Paulista; e o município de Joaquim Nabuco, na Mata Sul. Outros cinco sistemas foram paralisados devido à baixa qualidade da água captada nos mananciais, afetando localidades como Timbaúba, Itaquitinga, e os bairros do Arruda, Espinheiro e Campo Grande, no Recife.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os maiores acumulados de chuvas nas últimas 48 horas foram registrados no Recife (234,72 mm), Jaboatão dos Guararapes (233,62 mm), Olinda (229,22 mm) e Paulista (224,38 mm). A Compesa informou que novas interrupções poderão ocorrer caso as chuvas persistam ou haja novas orientações das defesas civis municipais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.