No Dia Mundial da Reciclagem, São José alerta sobre descarte irregular de lixo

Neste sábado (17), é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, data que convida à reflexão sobre práticas sustentáveis e o cuidado com os resíduos que geramos diariamente. Em São José, o compromisso com o meio ambiente vai além da conscientização: o município tem se destacado pela estrutura oferecida à população para o descarte adequado de resíduos e pela atuação firme no combate ao descarte irregular.

Um dos grandes desafios enfrentados atualmente é o acúmulo de móveis, eletrodomésticos e entulhos descartados de forma inadequada nas ruas. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Prefeitura de São José recolheu 1.465 toneladas de resíduos volumosos deixados em vias públicas, o equivalente a cerca de 330 viagens de caminhões da Secretaria de Infraestrutura.

“Esse tipo de descarte compromete o visual urbano, representa riscos à saúde pública e afeta diretamente o meio ambiente. Muitos desses materiais acabam em áreas verdes ou obstruem bocas de lobo, podendo até se tornar criadouros do mosquito da dengue”, alerta o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda. Os moradores podem agendar esse recolhimento por meio do telefone da Ouvidoria da Prefeitura de São José 0800 644 9040.

Para mitigar o problema, a Prefeitura conta com seis alternativas oficiais para o descarte correto do lixo em parceria com a empresa Ambiental, incluindo: Coleta seletiva porta a porta; Coleta orgânica; Dois Ecopontos; Ponto de Entrega Voluntária (PEV); Reciclagem de vidros e Coleta de móveis e resíduos volumosos.

O PEV, localizado na Rua João José Martins, nº 3.001, em Potecas, é um dos principais canais para o descarte responsável. De segunda a sábado, das 8h às 16h20, o local recebe itens como móveis antigos, colchões, eletrodomésticos, restos de poda e materiais de construção, com limite de 1m³ por cidadão. No primeiro trimestre deste ano, o espaço contabilizou 3.647 entregas voluntárias, somando 1.305 metros cúbicos destes resíduos.

Além disso, a coleta seletiva, que direciona os resíduos recicláveis para reaproveitamento, retirou 1.149 toneladas de materiais das residências josefenses entre janeiro e março. No mesmo período, a coleta de resíduos comuns totalizou 18.880 toneladas, enquanto os resíduos volumosos somaram 37 toneladas. Para os moradores que ainda não sabem os dias em que o caminhão da coleta passa em seus bairros, basta ligar para a empresa Ambiental, pelo telefone (48) 3112-3344.

O Município também possui dois ecopontos, um localizado na Beira-Mar e o outro na Praça da Forquilhinha, na Rua Princesa Isabel, que funcionam 24h para colocação destes resíduos e de segunda a sábado, das 10h40 às 19h há servidores orientando os moradores.

“A estrutura está disponível, mas precisamos da colaboração de todos. A reciclagem é uma responsabilidade compartilhada e uma das ferramentas mais eficazes para proteger o meio ambiente”, reforça Nardi Arruda.

Reciclagem de vidros

Outro serviço prestado pela Prefeitura em parceria com a em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis (CIM-GRANFPOLIS) e a empresa Massfix, é a reciclagem de vidros. São José já conta com 63 pontos de coleta em pontos estratégicos do município. Desde que foi implantado em fevereiro de 2023 foram mais de 200 toneladas de vidros que ganharam um novo destino.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Além das garrafas de bebidas, em geral, também podem ser descartados nos coletores, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos e garrafões de vidro, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. Não podem ser depositados vidros planos de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, cristais, pirex e similares, lâmpadas e blindex, telas de TV, vidros de medicamentos.

Confira os pontos de coleta: https://saojose.sc.gov.br/pontos-coleta-vidro/

Adicionar aos favoritos o Link permanente.