Um bando de capivaras azuis foi avistado às margens do Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP), depois que um acidente provocou o derramamento de corante no local. Além dos roedores, patos, gansos e peixes também foram encontrados com a coloração devido ao desastre ambiental.

Equipes da Associação Mata Ciliar, estavam em buscam da família de capivaras que vive no local. Eles foram flagradas nesta quinta-feira, 15, por uma equipe de reportagem da TV TEM.
O produto químico atingiu as ruas e o córrego do bairro Jardim Tulipas após a carreta que transportava o corante bater em um poste e derramar a substância na terça-feira, 13.
O parque tem mais de 25 mil metros quadrados e abriga diversas espécies de animais e plantas. Imagens locais mostram o córrego tomado pelo corante azul.

De acordo com a prefeitura, a empresa responsável por transportar a carga pode ser responsabilizada após a contabilização dos danos causados à fauna e à flora. Segundo a TV TEM, a Farkon Indústria e Comércio Químico não respondeu aos questionamentos da emissora.
Equipes da Defesa Civil e da Agência Ambiental de Jundiaí (Cetesb) visitaram a empresa responsável pela fabricação do corante. Segundo a Cetesb, o produto contém ácido acético e apresenta baixa toxidade. Ao entrar em contato com a água, o corante, que estava concentrado, foi diluído.
Ações de limpeza e contenção do produto ainda são realizadas pela Agência Ambiental. Devido ao acidente, prefeituras vizinhas à região se preocupam com a contaminação. Técnicos da Cetesb vão percorrer a calha principal do Rio Jundiaí, em Itupeva e Indaiatuba, para analisar a situação e, se necessário, agendar novas coletas.
Leia também:
Conheça o opilião: aracnídeo que parece aranha, mas solta fedor como defesa
Homem tenta domesticar leão em casa e é morto pelo animal
O post Capivaras azuis são flagradas após acidente com caminhão que transportava corante apareceu primeiro em Jornal Opção.