“Vá em paz, Pepe. Hasta siempre”, diz Lula na despedida do amigo Mujica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quinta-feira (15), no Palácio Lesgislativo de Montevidéu (Urugauai), para acompanhar o funeral do ex-presidente José “Pepe” Mujica. “Vá em paz, Pepe. Hasta siempre”, escreveu na rede social o presidente em homenagem ao amigo.

Lula afirmou que estava comovido pelo amor do povo do Uruguai ao amigo. “Despeço-me da pessoa mais extraordinária que já conheci”, diz.

O presidente também destacou a comitiva brasileira presente no funeral. “Acompanham-me nessa despedida, além da Janja, o ministro Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência), o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, e os parlamentares Humberto Costa (PT-PE), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Guilherme Boulos (PSOL-SP)”, relacionou.

Leia mais: Lula e líderes mundiais prestam homenagem ao ex-presidente Pepe Mujica

Lula prestou condolências à viúva de Mujica, Lucía Topolansky, e destacou a trajetória do ex-presidente e seu impacto político na América Latina.

“O que é gratificante para nós, seres humanos, é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Ele é um ser humano superior, uma pessoa que tem poucas no mundo com a similaridade, com a competência política, com a capacidade de falar e, sobretudo, com a juventude dele”, afirmou.

Lula também lembrou da forte ligação construída ao longo dos anos com Mujica, e refletiu a respeito das perdas recentes de grandes líderes mundiais, como o Papa Francisco.

“Eu saio daqui com muita tristeza porque nós tivemos nesses últimos 15 dias duas perdas irreparáveis. […] Espero que os dois juntos, onde estiverem no céu, consigam abençoar para que a humanidade seja mais fraterna, mais generosa e que a política possa ser feita de forma mais digna”, disse.

“Estive hoje no Uruguai, ao lado do presidente e membros do governo e parlamento, para a despedida de um dos maiores líderes populares do mundo: José ‘Pepe’ Mujica. Prestamos nossas homenagens a este grande homem, que fez do amor uma ferramenta revolucionária e da luta por justiça social uma inspiração permanente e alento para todos que acreditamos num mundo melhor. Meus sentimentos a Lucía Topolansky, companheira de Pepe, e a todo o povo uruguaio. MUJICA PRESENTE!”, escreveu Jandira Feghali na rede social

O corpo de Mujica deve ser cremado, e as cinzas serão sepultadas durante uma cerimônia simples na chácara onde ele morava.

 Antes de morrer, o ex-presidente disse que queria ser enterrado ao lado de sua cadela, Manuela, que faleceu em 2018.

O post “Vá em paz, Pepe. Hasta siempre”, diz Lula na despedida do amigo Mujica apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.