Em evento nos Estados Unidos, Caiado exalta que fundo de estabilidade fiscal recebe 1,5% do PIB goiano

Lançado este mês, o Fundo de Estabilização Econômica de Goiás (FEG) foi exaltado pelo governador Ronaldo Caiado durante seminário nos Estados Unidos. O fundo é abastecido com recursos derivados de superávits. Segundo Caiado, mesmo sem “os benefícios dos royalties do petróleo, como muitos estados litorâneos possuem”, o FEG recebe 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, cerca de R$ 5 bilhões. 

A iniciativa tem objetivo de evitar desestabilização financeira, caso ocorra crise econômica. O objetivo, de acordo com a proposta, é gerar um mecanismo de poupança pública e fomentar o investimento em infraestrutura. Para o governador, o FEG pode evitar que Goiás viva novamente um cenário de crise econômica, como em 2019. 

“Goiás hoje é o estado mais central do país, equidistante de todos os demais outros estados. É o estado que tem hoje o maior grau de liquidez. É o estado que chega, neste momento, com a capacidade de mostrar que, com uma gestão séria, você consegue fazer um fundo de equilíbrio fiscal [ele se refere ao FEG]”, disse Caiado.

A fala ocorreu durante sua palestra no Summit Brazil–USA – organizado pelo jornal Valor Econômico -, realizado nesta quarta-feira, 14, em Nova York, nos Estados Unidos. O seminário contou com a participação dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Raquel Lyra (PE), Renato Casagrande (ES) e Jorginho Mello (SC).

Caiado também destacou um crescimento econômico, aliada ao agronegócio. “Dentro de uma lei específica de liberdade econômica, temos o maior número de Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs) liberadas por legislação. Isso permite ao empresário, ao chegar em Goiás, ver a seriedade do nosso trabalho”, salientou.

O FEG foi criado em Emenda Constitucional nº86 promulgada e publicada no Diário Oficial do dia 8 de maio. A medida foi idealizada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG) e pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

Leia também:

  • Alego aprova projetos do Governo para Fundo de Estabilização Econômica
  • Deputados aprovam PEC que cria Fundo de Estabilização Econômica em primeira votação

O post Em evento nos Estados Unidos, Caiado exalta que fundo de estabilidade fiscal recebe 1,5% do PIB goiano apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.