Por Jornal O Poder
Jarbas Vasconcelos construiu uma rara carreira política. Desde os tempos em que presidiu o MDB estadual na luta contra a ditadura, foi deputado Estadual e Federal, duas vezes prefeito do Recife, duas vezes governador do Estado, duas vezes senador da República. Nunca se preocupou em investir em herdeiros individuais, embora os tenha. Seu objetivo sempre foi formar quadros e agregar talentos para levar adiante a causa.
Fora de combate no momento, por razões de saúde, a sucessão política do velho guerreiro será objeto de uma ruidosa disputa que divide herdeiros de sangue e de causa. Um dos discípulos mais leais, o senador Fernando Dueire, que o sucedeu na condição de suplente, apoia Jarbas Filho na disputa contra Raul Henry, outro discípulo fiel. Porém antecipa o dia seguinte: “Defendo que estejamos com quem nos apresentar a melhor esperança, as melhores condições de fazer sempre melhor pelo povo de Pernambuco”, diz Dueire em entrevista exclusiva ao repórter Alberes Xavier.
Leia mais
A eleição
Acontecerá no próximo dia 24/05 para a escolha da nova composição do diretório estadual do MDB. Dois grupos disputarão o comando da legenda, um deles liderado pelo atual presidente, o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, Raul Henry, e o outro comandado pelo deputado estadual Jarbas Filho.
Apoios
Jarbas Filho conta com Dueire e arrebanha prefeitos pelo interior. Já Raul Henry tem ao seu lado outra filha de Jarbas, Adriana Vasconcelos, o que inibe a pretensão hereditária de Jarbas Filho. Além disso, Henry conta com a deputada federal Iza Arruda, o importante prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho e o vereador do Recife, Samuel Salazar. Outros nomes expressivos na chapa de Raul são Alexandre Ferrer, Bruno Lisboa, Murilo Cavalcanti e o prefeito Alexandre Baitité. Não dá para antecipar o resultado hoje. Porém o senador Dueire acena com a pacificação no ‘Day After’.
Moeda no ar
O resultado da eleição acarretará em definições importantes, como por exemplo, com quem o partido estará na eleição estadual do próximo ano. Raul Henry apoia o projeto eleitoral do prefeito recifense, João Campos, do PSB, já Jarbas Filho defende que a legenda apoie a reeleição da governadora Raquel Lyra, do PSD.
Tom conciliador
Principal aliado de Jarbas Filho nesse processo, o senador Fernando Dueire assinala: “Vamos ter uma eleição para o novo diretório do MDB, onde pretendemos renovar todo o diretório. A partir desse dia, com o novo diretório formado, teremos condições de fazer uma discursão interna sobre o rumo do MDB em 2026. Defendo que estejamos com quem nos apresentar a melhor esperança e as melhores condições de fazer sempre mais pelo povo de Pernambuco”, afirmou ele.
Para bom entendedor
A mensagem está dada.
Leia menos