Lula lamenta morte de Mujica: ‘Exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, ao afirmar que sua vida “foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas”. Amigo de Mujica, Lula afirmou ainda que “sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial.”

Lula se manifestou sobre a morte de Mujica de Pequim, na China, onde participa do IV Fórum CELAC-China. O presidente retorna ao Brasil nesta quarta-feira. Mais cedo, o governo brasileiro lamentou a morte do ex-presidente uruguaio. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores diz que o legado de Mujica servirá de exemplo para futuras gerações. As informações são do Jornal O Globo.

Leia mais

“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.”

Uma das figuras mais populares do Uruguai e mais influentes na esquerda na América Latina, Mujica morreu nesta terça-feira, aos 89 anos de idade. Diagnosticado com câncer de esôfago em abril de 2024, ele anunciou, em janeiro deste ano, que o tumor havia se espalhado para o fígado e, “por ser um idoso”, seu corpo não aguentaria novos tratamentos. Dias antes da morte, sua mulher, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, disse que Mujica estava recebendo cuidados paliativos para aliviar a dor.

O atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi anunciou a morte de Mujica no X: “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso camarada Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho”, escreveu Orsi.

Veja a íntegra da nota do presidente Lula:
“Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego.

Em seus quase 90 anos de vida, Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades.

Sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial. A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária.

Que o amor que Mujica sempre distribuiu ao povo seja agora recebido de volta pela querida Lucía Topolsky e pelos seus familiares, amigos e companheiros. E que o conforto chegue logo aos seus corações.”

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que participa da comitiva de Lula a China também se manifestou e lamentou a morte de Mujica através de um comunicado.

“Hoje o mundo se despede de uma das figuras públicas mais queridas e admiradas no cenário internacional: o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, que marcou a política internacional com seu carisma, simplicidade e habilidade de dialogar com todas as frentes. Que a força desse grande líder mundial e sua humanidade possam continuar inspirando e transformando a vida de todos que acreditam em um mundo melhor”, afirmou.

Os restos mortais de Mujica serão cremados e descansarão ao lado de Manuela, sua cadela de três patas, no sítio onde ele morava com a esposa, Lucía Topolansky, nos arredores de Montevidéu. O pedido foi feito pelo próprio Mujica e revelado há poucos meses.

“Meu futuro destino é embaixo daquela pedra, onde Manuela [sua cachorra] está enterrada. Quando eu morrer, vão me queimar e me enterrar lá”, disse o ex-guerrilheiro tupamaro, ao site Infobae, em dezembro de 2024, apontando para uma mesa próxima.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.