Veneziano pede que AGU, CGU e PF prestem esclarecimentos no Senado sobre fraudes no INSS

O líder da maioria no Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), apresentou um requerimento à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) solicitando a convocação de autoridades do governo federal para detalhar a atuação no combate às fraudes recentes no INSS. O senador quer esclarecimentos sobre as medidas adotadas para punir os responsáveis e garantir a reparação dos aposentados e pensionistas afetados.

Veneziano propôs a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias; do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho; e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues. A audiência ainda não tem data definida. Segundo ele, é fundamental que os senadores tenham acesso às ações adotadas diante do escândalo que envolveu o desconto indevido de valores nos contracheques de beneficiários do INSS.

O parlamentar destacou que as irregularidades vieram à tona em abril, após investigação conjunta da PF e da CGU, revelando a atuação de sindicatos e entidades associativas no esquema de descontos não autorizados. “Acreditamos ser importante que a CAS propicie uma oportunidade para que as autoridades envolvidas possam esclarecer à população a sua atuação na identificação deste crime contra os aposentados, bem como que medidas estão em curso para garantir sua punição e a reparação daqueles que foram lesados”, declarou Veneziano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.