
Iniciativa conecta arte, alfabetização e educação ambiental para aproximar crianças da rica avifauna da região. Idealizado pela pedagoga e guia de turismo Sylvia Junghähnel, o projeto nasceu em 2015 com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Paraty e do Instituto Humanize
ASA Laranjeiras
Em Paraty (RJ), o canto das aves não ecoa apenas na natureza: ele atravessa salas de aula, inspira pinturas, poesias e desperta um novo olhar sobre o meio ambiente entre estudantes e professores. Essa é a proposta do projeto Aves da Minha Escola, iniciativa que conecta arte, alfabetização e educação ambiental para aproximar crianças da rica avifauna da região.
Neste ano, o projeto ganha ainda mais visibilidade ao participar do Fórum Observai, espaço dedicado à educação ambiental dentro do Avistar, que acontecerá entre os dias 16, 17 e 18 de maio no Jardim Botânico, em São Paulo. A palestra da idealizadora do projeto Sylvia Junghähnel será no domingo, às 11h.
Sylvia é pedagoga e guia de turismo. Ela conta que o projeto nasceu em 2015 com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Paraty e do Instituto Humanize, após experiências anteriores com festivais de aves e atividades educativas.
Projeto de educação ambiental busca aproximar crianças da rica avifauna da região
ASA Laranjeiras
Com quase 500 espécies catalogadas no município, o programa incentiva o alfaletramento – conceito que une a alfabetização ao letramento (utilização social da linguagem) –, e a conservação da biodiversidade a partir de vivências lúdicas e afetivas nas escolas.
“O projeto chama a atenção das crianças para a riqueza das aves presentes no território e o nosso papel para a sua conservação”, explica Sylvia.
Desde sua criação, a iniciativa já envolveu aproximadamente 3 mil estudantes em diferentes formatos e adaptações
ASA Laranjeiras
Desde sua criação, a iniciativa já envolveu aproximadamente 3 mil estudantes em diferentes formatos e adaptações – inclusive durante a pandemia, quando oficinas virtuais e materiais físicos garantiram a continuidade da proposta.
Em 2023, o projeto foi reestruturado para atender todas as 40 turmas de 3º ano das 27 escolas municipais de Paraty, com atividades que incluem mediação de leitura, pintura com pincel e jogos com enfoque no alfaletramento.
Durante a pandemia, oficinas virtuais e materiais físicos garantiram a continuidade da proposta do projeto
ASA Laranjeiras
ABC das Aves
Um dos destaques é o material didático ABC das Aves, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Letramento da Secretaria de Educação. Trata-se do primeiro material físico de apoio à alfabetização distribuído pelo município, acessível gratuitamente no site da ASA Laranjeiras.
Atividades incluem mediação de leitura, pintura com pincel e jogos com enfoque no alfaletramento
ASA Laranjeiras
O impacto vai além das salas de aula: há relatos de crianças que melhoraram significativamente o desempenho em leitura e escrita após o contato com o projeto, além de mudanças comportamentais, como a soltura de aves engaioladas pelas famílias.
“As crianças levam os conteúdos para casa e os replicam. Tornam-se multiplicadoras de saberes que contribuem para o futuro delas e do planeta”, destaca Sylvia.
O ABC das Aves é o primeiro material físico de apoio à alfabetização distribuído pelo município, acessível gratuitamente no site da ASA Laranjeiras
ASA Laranjeiras
A atuação da ASA Laranjeiras, instituição ligada a um condomínio de Paraty, é fundamental na execução do projeto, que se adapta constantemente às realidades de escolas urbanas, rurais e costeiras.
A parceria com a rede municipal de ensino é construída de forma colaborativa, respeitando o perfil de cada turma e das equipes pedagógicas.
O impacto do projeto vai além das salas de aula: há relatos de crianças que melhoraram comportamento e desempenho em leitura e escrita
ASA Laranjeiras
Voos futuros
Para o futuro, a equipe sonha em ver a metodologia replicada em outras regiões do Brasil e do mundo.
“A observação de aves é uma porta de entrada para a conservação e para o reconhecimento dos saberes das comunidades locais”, afirma Sylvia.
Em 2023, o projeto foi reestruturado para atender todas as 40 turmas de 3º ano das 27 escolas municipais de Paraty
ASA Laranjeiras
“Em muitos casos, os professores descobrem que os alunos sabem mais do que eles sobre as aves da região – e isso é lindo”, completa.
A presença do projeto no Fórum Observai é vista como uma oportunidade valiosa de intercâmbio com outras experiências de educação ambiental.
“É de extrema importância a troca de ideias e práticas de excelência. Espero que o Aves da Minha Escola e outros projetos participantes sirvam de modelo para educadores colocarem seus sonhos em prática”, finaliza.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente