Uma operação coordenada pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) resultou na prisão de 76 pessoas por envolvimento em garimpo ilegal em uma fazenda de mais de 350 hectares no município de Cristalina (GO), região do Entorno do Distrito Federal. A ação, realizada na terça-feira, 6, também culminou na apreensão de cerca de 700 quilos de minerais extraídos de forma clandestina, além de dezenas de veículos, ferramentas e equipamentos utilizados na atividade ilegal.
A ofensiva contou com a participação de diversas forças de segurança: policiais civis da Delegacia de Cristalina, militares do Batalhão Ambiental, do Batalhão de Policiamento Rural, da 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), além da Polícia Técnico-Científica. De acordo com o delegado Allisson Gotardo, responsável pela investigação, a operação teve como objetivo combater uma atividade criminosa que vinha se intensificando na região.
A ação foi deflagrada após o recebimento de diversas denúncias relatando não apenas a prática reiterada de garimpagem irregular, mas também ameaças a moradores, formação de quadrilha e outros delitos associados à exploração mineral sem autorização. “Após o recebimento de diversas notícias a operação foi deflagrada e, na ocasião, foram identificados 76 indivíduos que garimpavam de maneira irregular sem autorização do órgão competente”, explicou Gotardo.
Veja vídeo da ação:
No momento da abordagem, os agentes encontraram com os garimpeiros materiais típicos de mineração clandestina, incluindo 68 peneiras, 49 pás, 38 picaretas, 10 enxadas e diversas substâncias minerais. Além disso, foram recolhidos 22 sacos e 15 baldes contendo minerais, muitos deles cristal bruto, que seriam comercializados ilegalmente.
Segundo balanço parcial divulgado pelas autoridades, entre os 76 conduzidos, 39 foram autuados em flagrante pelos crimes de extração irregular de minérios – previsto na Lei de Crimes Ambientais – e por usurpação de matéria-prima da União, conforme estabelecido pela Lei 8.176.
“Tivemos aí também cerca de 30 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados pela Polícia Civil, bem como alguns TCOs lavrados por parte da Polícia Militar”, complementou o delegado.
Além dos materiais de garimpagem, as forças de segurança apreenderam 35 veículos, sendo 27 carros e 8 motocicletas, que foram encaminhados às autoridades competentes para as devidas providências administrativas. Esses veículos, segundo a polícia, eram utilizados para transporte dos minerais e ferramentas. “No final das contas, todos os conduzidos foram apresentados nesta Delegacia, onde a Autoridade Policial determinou a apreensão dos materiais que estavam em sua posse”, declarou o delegado.
A suspeita é que cerca de 500 garimpeiros tenham participado da atividade ilegal na área. Relatos de moradores da zona rural de Cristalina indicam que muitos deles foram coagidos e ameaçados pelos criminosos. Segundo a PCGO, parte dos acusados tem origem no Distrito Federal e em Minas Gerais.
A operação, que ainda está em andamento, tem sido destacada pelas autoridades como um esforço conjunto para o combate aos crimes ambientais, que têm se tornado cada vez mais frequentes na região. “A Polícia Civil salienta o seu trabalho e sua disposição em combater qualquer tipo de crime, especialmente esses crimes ambientais que têm ocorrido com maior frequência aqui no município, aos quais têm se associado outros delitos, como o bem apontado, a fim de que os garimpeiros que trabalhem de forma regular, de forma lícita, também não sejam prejudicados”, concluiu Gotardo.
Veja fotos:
Leia também:
Padre Marco Aurélio revela seu cardeal favorito para o novo papado e comenta bastidores do Conclave
CCJ do Senado adia novamente votação da PEC que põe fim à reeleição e estende mandados do Executivo
O post Operação apreende cerca de 700 kg de minerais em ação contra garimpo ilegal em Cristalina apareceu primeiro em Jornal Opção.