EUA resgatam opositores de Maduro asilados na embaixada argentina sob tutela brasileira; Itamaraty se diz surpreso

O opositores do regime venezuelanos asilados na sede diplomática da Argentina em Caracas foram resgatados pelo governo dos Estados Unidos nesta terça-feira, 6. Em 2024, o governo argentino não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições, e a Venezuela expulsou os diplomatas argentinos de Caracas em resposta. Por isso, o Brasil havia assumido a custódia da embaixada da Argentina na Venezuela.

Nesta quarta-feira, 7, os diplomatas brasileiros confirmaram que os opositores foram retirados do local, e disseram que não tinham conhecimento da operação americana. O Itamaraty afirmou ainda que trabalhou para conseguir salvo-condutos aos opositores de Maduro, mas que o governo venezuelano nunca concedeu passagem para fora da embaixada argentina.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, publicou na plataforma X: “Após uma operação precisa, todos os reféns estão em segurança em solo americano. Estendemos nossa gratidão a todo o pessoal envolvido e aos parceiros que ajudaram a garantir a libertação desses heróis venezuelanos.” O presidente argentino Javier Milei celebrou a extração dos cinco perseguidos políticos, que estavam na embaixada desde março de 2024.

O post EUA resgatam opositores de Maduro asilados na embaixada argentina sob tutela brasileira; Itamaraty se diz surpreso apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.