Lula Cabral cobra apoio estadual e pede envio da Força Nacional ao Cabo

Diante do avanço da criminalidade no Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Lula Cabral anunciou, nesta terça-feira (7), que irá solicitar formalmente à governadora Raquel Lyra a convocação da Força Nacional de Segurança. A medida, segundo o gestor, é uma resposta à ausência de ações eficazes por parte do Governo do Estado no combate a homicídios, tráfico de drogas e demais atividades criminosas no município. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Jornal.

Lula Cabral destacou os esforços da gestão municipal, como o fortalecimento da Guarda Municipal e investimentos em inteligência e segurança cidadã. Apesar dos avanços, o prefeito reforçou que a segurança pública é responsabilidade do Estado. “Não temos condições de assumir o que é função do Estado. O Governo de Pernambuco não está cumprindo com seu dever, por isso decidimos solicitar o apoio da Força Nacional”, afirmou. Ele também alertou para o baixo número de policiais militares no município: apenas 320 agentes para atender o Cabo e Ipojuca, que juntos somam cerca de 320 mil habitantes.

Segundo Lula, quando assumiu a prefeitura, a taxa de homicídios na cidade era de 149 por 100 mil habitantes. Com ações locais, o índice foi reduzido para 89, mas a continuidade dessa redução depende de reforço estadual. Para que a Força Nacional seja acionada, o pedido deve ser feito ao Governo de Pernambuco, que encaminha a solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.